Como a carência de vitamina D afeta seu organismo?

A deficiência é rara, ocorrendo apenas em caso de alteração específica no status da vitamina E, em casos de má absorção de lipídeos ou no metabolismo e transporte de lipoproteínas. Os principais sinais de deficiência são relacionados a alterações do sistema nervoso central, identificados como distúrbios neuropatológicos. Nesse sentido, tem sido de interesse o estudo da relação a vitamina E e doença de Parkinson e Alzheimer, mas ainda não foram encontrados dados conclusivos. É encontrada apenas em alimentos de origem animal e usualmente é associada às gorduras, ou na forma de betacaroteno . É o precursor da vitamina A encontrada nos alimentos de origem vegetal. Essa vitamina é responsável por proteger o sistema nervoso central, reduzindo os efeitos do estresse no cérebro, assim como protegendo da ansiedade e da depressão.

É antioxidante, ajuda a fortalecer o sistema imune, o crescimento ósseo e do tecido conjuntivo. Também participa do processo de cicatrização de tecidos e mantém a integridade dos vasos sanguíneos . A deficiência causa escorbuto e hemorragias, além de sangramento das gengivas. A vitamina A serve colágeno hidrolisado em pó para promover uma vida muito mais saudável, sendo um nutriente de grande importância e de inclusão essencial em uma dieta rica e balanceada. Por isso, a vitamina A é muito importante para a prevenção da cegueira, hipersensibilidade à luz, cegueira noturna, entre outros problemas de visão.

Visão Geral sobre a Vitamina B3 Esse nutriente ajuda o organismo a converter o alimento em glicose, utilizada para produzir a energia. A niacina contribui para a função normal do sistema nervoso e psicológico. Hoje sabemos que existem 13 vitaminas fundamentais à vida humana e as denominamos com as letras A, B, C, D, E e K. A palavra vitamina foi criada pelo químico Casimir Funk, em 1912, e é uma junção das palavras vital e amina, uma vez que o pesquisador acreditava que essas substâncias eram em sua totalidade aminas.

Vitaminas hidrossolúveis

Fontes de carotenos presentes na cenoura,, abobrinha, moranga, batata doce, manga, melão, mamão, pimentão vermelho, brócolis, vegetais verdes folhosos, agrião, espinafre e etc. Determinados alimentos, como fígado de boi, ovos, manteiga, queijo cheddar, óleo de fígado de bacalhau, sardinha e atum em lata, são algumas opções ricas em vitamina D que devem ser inseridas na sua rotina. Doenças no coração, riscos na gravidez, problemas respiratórios, infecções e diabetes são mais algumas condições que podem ser causadas pela carência de vitamina D.

Qual e a principal função da vitamina?

Quando a suplementação é necessária?

De modo geral, a vitamina A é um nutriente que ocorpo humano não é capaz de produzir por conta própria,ou seja, ela precisa ser adquirida através de uma dieta nutritiva ou através de suplementação complementar. O corpo humano não sintetiza a vitamina E, então é necessário que sua ingestão seja por meio da alimentação ou de suplementação. Também chamada de tocoferol, a vitamina E é um nutriente lipossolúvel que tem como principal função a ação antioxidante. A suplementação de vitaminas pode ser recomendada em alguns casos, como para pessoas que apresentam dificuldade de absorção desses nutrientes. As vitaminas hidrossolúveis são aquelas que, como o próprio nome indica, são solúveis em água. As vitaminas B e a vitamina C são vitaminas classificadas como hidrossolúveis.

A substância também contribui com a saúde da pele, unhas e cabelos, deixando-os bonitos e saudáveis. Crianças que não mamam no peito ou ingerem menor quantidade de leite materno devem receber alimentos que forneçam boas quantidades de vitamina A . A deficiência subclínica é definida como uma situação na qual as concentrações da dessa vitamina estão baixas e contribuem para a ocorrência de agravos à saúde, como diarreia e problemas respiratórios. À medida que as reservas de vitamina A diminuem, aumentam as consequências de sua deficiência. Nesta fase, a suplementação com vitamina A pode reverter a condição subclínica e impedir o avanço da deficiência para a forma clínica .

No fígado, a proteína α-TTP seleciona o α-tocoferol para ser incorporado ao VLDL e, para então, percorrer o corpo e ser absorvidos pelas células, sobretudo por aquelas com maior produção de radicais livres. Assim, o α-tocoferol é incorporado, principalmente, a membrana de mitocôndrias e retículo endoplasmático de células do coração e dos pulmões. O corpo humano faz uso de diversos nutrientes, proteínas e vitaminas para se manter saudável. A vitamina D é uma das mais necessárias, porém, muitas vezes, sua importância é ignorada e muitas pessoas acabam por ter deficiência da substância. Uma das vitaminas mais conhecidas, esse nutriente também é um agente antioxidante responsável por prevenir o envelhecimento precoce das células do organismo, além de deixar o corpo livre de gripes e resfriados. A vitamina C ainda essencial para aumentar a absorção de ferro, prevenindo assim a anemia.

O que são e a função das vitaminas?

Em geral, a ação anti-inflamatória está ligada aos benefícios da vitamina A para o desenvolvimento de um sistema imunológico saudável e também pela sua capacidade de preservar a integridade epitelial. A ingestão adequada de vitaminas traz inúmeros benefícios ao nosso organismo, tornando nosso corpo mais resistente a vírus e bactérias e nos deixando mais belas, com pele, cabelos e unhas mais resistentes e saudáveis. No caso da vitamina E, bebês prematuros e doenças que provocam má absorção de gorduras (como insuficiência pancreática ou doença de Crohn) podem provocar o problema.

Como explicou a nutricionista Carine Rodrigues, as vitaminas lipossolúveis são solúveis em gorduras, ou seja, precisa de alimentos ricos em gorduras boas e óleos essenciais para serem absorvidas no organismo. As substâncias pertencentes desse primeiro grupo de nutrientes são as vitaminas A, D, E e K. Durante a exposição da pele à luz do Sol, o corpo é capaz de ativar vias de síntese de colecalciferol, o principal vitâmero da vitamina D no organismo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.