Esse tipo de estratégia só irá cansar a sua base de contatos e trazer um efeito contrário. Não à toa, a plataforma de mensagens instantâneas é o aplicativo para smartphones mais utilizado pelos brasileiros. Hoje também é possível que todo o seu time atenda aos clientes em um só WhatsApp.
Existe um limite entre a divulgação do seu negócio e a invasão ao celular do potencial cliente. Tem ainda etiquetas para marcar os clientes com informações como “pagamento pendente” ou “pedido finalizado”. A verdade é que não faltam motivos para apostar nas vendas pelo WhatsApp. Uma grande diferença entre o WhatsApp normal e o WhatsApp Business são os recursos. Ao padronizar a forma como fala com seus clientes isso ajuda muito, afinal se cada um falar de um jeito pode virar bagunça. Procure utilizar um celular que atenda bem suas necessidades e fique sempre de olho no armazenamento.
Procure alcançar o máximo possível de pessoas, para divulgar o seu número. E a reputação é algo que leva bastante temo para construir e apenas alguns minutos para ser destruída, principalmente na era das redes sociais. O ideal é separar um celular exclusivamente para o seu negócio, com um número somente para isso. Com a segmentação adequada e com anúncios direcionados, você vai poder atingir um grande número de usuários que, possivelmente, comprará de você. Se depois de todos os argumentos que usei até agora, você ainda não sabe porque deve vender pelo WhatsApp, eu vou te dar mais alguns motivos.
As vendas no WhatsApp funcionam da mesma forma que em outras redes sociais. Você vai atender a vários tipos de clientes e cada um deles está em uma etapa diferente no funil de vendas, ou seja, precisam de abordagem e conteúdo específicos. O WhatsApp Business é um aplicativo destinado à comunicação entre empresa e consumidor. É o mesmo aplicativo do WhatsApp mas, com uma série de vantagens para quem tem empresa. O app traz a opção de exibir produtos, horários de atendimento, possuir recursos de respostas rápidas e muito mais, como você vai ver. Ao longo desse post eu te dei várias dicas para usar o WhatsApp no seu processo comercial, mas a principal delas eu deixei para te contar agora.
Automação No Whatsapp É Inovação No Mercado
Vale a pena deixar claro que as mensagens são enviadas apenas para os usuários que fazem parte da sua lista de transmissão. Portanto, consulte cada um deles para saber se desejam receber as mensagens. Dessa forma, sua empresa não incomodará os clientes que não se interessarem por esse tipo de interação. Um dos erros mais comuns das empresas que querem vender pelo WhatsApp Business é não dedicar uma atenção especial ao atendimento.
Por falar em atendimento, ter o WhatsApp como um canal de suporte também é bastante interessante. Você pode automatizar o primeiro atendimento, formula negócio online com o uso de chatbots para responder às dúvidas mais comuns, e só enviar ao time de suporte os tickets mais complexos.
Compartilhe Promoções E Conteúdo Com Seus Clientes
Na hora de fazer a segmentação, leve em conta o funil de vendas, ou seja, em que etapa do relacionamento com sua marca cada pessoa está. Assim, você pode ter conteúdos e mensagens estratégicas para cada momento, de modo a tornar seu atendimento ainda mais personalizado. Com o recurso, você pode mandar mensagens para vários contatos de uma só vez. Por isso, é essencial que você peça autorização dos seus clientes antes de mandar qualquer mensagem! Para isso, você pode colocar um checkbox (ou caixa de verificação, em português) no seu site no momento em que o cliente cadastra o telefone. Desse modo, ele vai precisar dar consentimento, ou seja, concordar em receber mensagens suas via WhatsApp.
Treine A Equipe Para O Novo Canal
Com este treinamento simples e prático, qualquer pessoa pode começar a vender usando apenas o celular. Por isso, desenvolvemos o Zapp Business, um treinamento completo em que você vai aprender a usar o Whatasapp para se relacionar e vender com seus clientes de forma profissional. Envie um áudio ou grave um vídeo e feche a venda pelo próprio Whatsapp, gerando um link direto de pagamento no Mercado Pago, por exemplo. A partir do momento em que você conseguir criar a mensagem certa, usando uma linguagem persuasiva, as suas chances de vendas vão ser muito maiores.
Tenha sempre em mente que você não está escrevendo uma tese sobre os benefícios da abordagem de venda pelo Whatsapp. Ou seja, é preciso aprender a escrever uma mensagem eficaz e que traga resultados. Porém, tudo começa com uma boa abordagem de venda pelo Whatsapp. Também é importante dosar a proximidade e a intimidade nos contatos.