Os efeitos dessa mistura de produtos na saúde foram descritos no item anterior. Muito usada no dia a dia para retirar sujeiras, a água oxigenada é um produto simples mas que jamais deve ser misturado ao vinagre. Porque os dois produtos transformam a solução em um líquido muito corrosivo, com ácido peracético.
Água sanitária + Açúcar
A junção de água sanitária com desinfetante a base de amônia (NH₃), pode produzir tricloroamina. Causando irritação nos olhos, garganta e nariz, além de dificuldade na respiração. Além de substâncias perigosas, as misturas de produtos de limpeza podem causar a anulação do seu efeito.
Os produtos da Positiv.a são seguros?
Por isso, misturar produtos de limpeza pode ser muito perigoso e, em alguns casos, causar até mesmo danos irreversíveis ao sistema respiratório. A combinação de diferentes agentes não é prejudicial apenas para quem está executando a limpeza, mas também para os outros moradores da casa, incluindo os pets. Para a saúde, a inalação dos gases gerados é associada com diferentes complicações, o que inclui tosse, falta de ar, chiado, sintomas de coriza, espirros, coceira na pele e obstrução nasal. É possível também sofrer queimaduras, se a mistura de produtos de limpeza entrar em contato com a pele.
Veja quais produtos de limpeza você não deve misturar para fazer limpeza em casa
O principal cuidado é ler atentamente o rótulo, já que ele fornece todas as instruções de uso do produto. Portanto, na hora de usar o item, siga tudo o que está descrito na embalagem. Por isso, sempre ressaltamos a importância de se ler os rótulos dos produtos que levamos para casa. Esta talvez seja a dupla mais conhecida quando se trata de soluções caseiras para limpeza.
"Haverá a hidrólise do sal hipoclorito de sódio presente na água sanitária. Formando ácido hipocloroso, um forte oxidante e antisséptico, tornando a limpeza ainda mais eficiente", disse. Por isso, devem ser usados com cautela em ambientes ventilados. Mesmo que resultem numa limpeza profunda, misturar produtos químicos é perigoso devido às composições que eles contém.
O vinagre é um ácido e o amoníaco em grandes quantidades tem potencial explosivo. • Seguir as normas de segurança presentes nos rótulos dos produtos. Ao ignorar a composição, tal mistura pode ser extremamente prejudicial à saúde. Por isso, o recomendado é o uso isolado e se for diluir, que seja apenas com água. Lucas Moreno, professor de Química fundador do canal Moleculando, enfatiza que nas misturas, um produto pode inibir a ação do outro. Sua junção com o hipoclorito de sódio reduz as principais funções orgânicas, ocasionando dificuldade de respiração e queda nos batimentos cardíacos.
Como citamos no início desse artigo, cada produto de limpeza tem uma formulação única e isso também vale para marcas diferentes (mesmo que o produto pareça ser o mesmo). Por isso, nada de aproveitar aquela embalagem que tem um restinho e colocar no frasco novo, pois cada empresa pode usar substância diferentes. A substância não é toxica, mas se torna perigosa quando a mistura de bicarbonato e vinagre é feita em um recipiente fechado. O dióxido de carbono forma uma espuma crescente, que pode acabar levando à explosão do recipiente.
Pois bem, saiba que essa prática pode trazer mais prejuízos do que benefícios para você e para o seu lar. Isso acontece porque algumas soluções possuem uma composição química essência para amaciante que pode se tornar altamente tóxica em contato com outros produtos. O vinagre e a água-oxigenada são dois produtos muito usados no dia a dia da maioria das pessoas.
Mas como diz aquele ditado, o seguro morreu de velho, então sempre fique atento ao rótulo desses produtos e garanta que sua mistura vai ser segura. Separe os utensílios usados na limpeza e cuidado com a contaminação cruzada. Se for utilizar uma esponja no banheiro, por exemplo, cuidado para não confundir com a esponja da cozinha.
A reação química destas substâncias provoca a produção de gases tóxicos. Expostos a eles, irritações respiratórias e na visão podem acontecer. A mistura de água oxigenada com água sanitária até pode ocorrer, já que irá provocar a formação de gás oxigênio — que não é nem um pouco tóxico. No entanto, se a mistura for feita em grandes quantidades, há o risco de explosões.
Em outras palavras, poderá causar queimaduras em quem usa, enquanto deverá destruir a superfície onde é aplicado. Em alguns casos mais graves, é possível que as misturas de produtos de limpeza causem queimaduras e intoxicação respiratória, por exemplo. Não misture água sanitária com nenhum outro produto de limpeza, em hipótese alguma. Seja com detergente, álcool, desinfetante, sabão em pó, vinagre etc.