Esperar até que as pessoas o encontrem é a pior estratégia de atendimento ao cliente. A maioria deles não irá entrar em contato com seu serviço se for muito difícil . Concentre-se em fornecer suporte nos canais que os clientes usam e onde eles podem entrar em contato com você facilmente. Um portal online da Forrester mostra que 69% dos adultos nos EUA preferem comprar de marcas com atendimento ao cliente consistente em várias plataformas.
Compartilhe a experiência de compra do cliente com seus funcionários e, se houver algo negativo, cuide disso. Como parte de sua estratégia de atendimento ao cliente, crie uma pesquisa de ambiente de trabalho e alinhe os resultados aos objetivos de sua empresa. Os funcionários precisam entender quais são os objetivos e que podem ajudar a organização Suporte Técnico a alcançá-los. Se os funcionários não corresponderem ao padrão estabelecido, encontre o motivo e corrija-o. Ao contratá-los, verifique se eles têm a disposição e o conjunto de habilidades necessárias para ajudar no suporte ao seu serviço. Se você contratar corretamente, seus funcionários terão a capacidade natural de atender bem seus clientes.
Portanto, invista em contratar bons profissionais e promova treinamentos de vendas e atendimento àqueles que já fazem parte da sua equipe. Sua equipe precisa estar motivada e empenhada em atender bem o cliente, caso contrário sua marca não terá excelência no atendimento. Ofereça estímulos positivos e reconheça boas atitudes para mostrar a maneira ideal de vencer esse desafio através de exemplos práticos. O Help Desk funciona como uma ferramenta para análise e suporte técnicos do produto ou serviço.
No ambiente de negócios intensamente competitivo em que trabalhamos hoje, a melhor maneira de diferenciar-se da concorrência é através da experiência do cliente, não dos produtos ou serviços que você oferece. Gostar de ver reclamações pode parecer uma estratégia estranha de atendimento ao cliente. Cerca de 45% das pessoas dizem que são influenciadas a visitar empresas que respondem bem a avaliações negativas. Utilize estatísticas avançadas de chamadas para observar seu progresso ao longo do tempo. As empresas que usam relatórios analíticos obtêm uma melhoria de 58% no desempenho dos funcionários. Elas também são mais propensas a mapear as jornadas dos compradores e identificar com sucesso quais canais melhor contribuem para os resultados.
Na verdade, o atendimento ao cliente engloba a comunicação da marca durante todo o contato, desde o primeiro momento até o suporte oferecido para o produto ou serviço. Uma das estratégias de atendimento ao cliente é dar autonomia aos consumidores para que eles consigam resolver seus problemas sem a necessidade de um profissional de suporte. Para isso, invista em ferramentas de autoatendimento para desafogar a equipe. É preciso oferecer um atendimento padronizado, com uma linguagem que passe os valores e a personalidade da marca, assim como informações alinhadas entre os canais de contato. Se de um lado do atendimento estão os clientes, do outro está a sua equipe de suporte! Para garantir o melhor desempenho possível do time nesse processo, é preciso mantê-lo motivado e satisfeito com as condições em que trabalham.
Experiência do consumidor no e-commerce: como encantar seus clientes
O público-alvo de um negócio sempre tem um perfil característico, o que pode influenciar no modo de comunicação dos consumidores. O ideal é que a equipe de atendimento se adapte a isso e fale de forma semelhante aos clientes. Além de uma gestão preocupada em entender como melhorar o atendimento ao cliente, os agentes também devem fazer parte desse processo de forma ativa.
O que é um atendimento ao cliente de qualidade?
Um profissional de atendimento deve ser sempre paciente, mesmo que o cliente esteja um pouco alterado. Descubra o que significa CSAT, como calcular e por que a métrica é responsável por fornecer dados relevantes para a transformação da jornada do cliente. Isso ajuda a reter profissionais talentosos e trazer um maior retorno para sua empresa. Isso demonstra que as empresas que investem no treinamento do colaborador e no desenvolvimento organizacional podem estar à frente de seus concorrentes.
Entenda as necessidades dos clientes
Crie conteúdo valioso, como artigos ou vídeos, e envie-os em seu boletim informativo. Envie um e-mail mensal com as notícias da sua empresa, como lançamentos de novos produtos, eventos e conteúdo interessante. Após qualquer interação relevante, certifique-se de fazer o acompanhamento, seja por telefone, e-mail ou mídia social. Envie mensagens amigáveis de tempos em tempos, lembrando seus clientes de que você está à disposição. Ser estrategista é visualizar os mais variados sistemas e processos que compõem a empresa ou o departamento em questão.