Fazendo cinema na escola

É bom que fique claro que ao professor não serão permitidas negligências, pois do contrário será taxado de desorganizado ou, pior ainda, perderá o respeito de seus alunos (Nascimento, 2008, s/p). Este grupo pesquisará sobre os Ciclos regionais do cinema brasileiro, a Consolidação do cinema novo e o Resgate do cinema brasileiro. 2 - Os alunos utilizarão o laboratório de informática da escola, seus laptosps do projeto Um Computador por Aluno - UCA ou então os notebooks ou tablets em sala de aula.

Cinema e suas diferentes formas de ensinar

Os filmes também estão impregnados de valores, conceitos, preconceitos e atitudes da época em que foram produzidos, inclusive os documentários, supostamente imparciais. Filmes comerciais de qualquer gênero e também os documentários já serviram para doutrinar ou exaltar regimes e chefes políticos. Alunos assistindo filme “Rio” (direção de Carlos Saldanha, 2011), escola montessoriana, Flórida, Estados Unidos. Inclusive, há pesquisas que indicam que o foco de uma pessoa permanece de 10 a 20 minutos em um cenário de aula expositiva. Marque as contribuições como inúteis se você as achar irrelevantes ou não úteis para o artigo.

[Evento] “REDE BRASILEIRA DE MULHERES CIENTISTAS: DIALOGOS SOBRE EQUIDADE NA CIÊNCIA E NA TECNOLOGIA”

Os símbolos estéticos das diversas culturas tornam-se um excelente meio de acesso à visão de mundo de outros povos, o que podemos considerar como o sétimo elemento educativo da arte. Com o objetivo de embasar a relação entre cinema e educação, este artigo apresenta os resultados de pesquisa teórica desenvolvida com financiamento da FAPESP de 2013 a 2015 e divide-se em duas partes. Na primeira, delineio algumas perspectivas das pesquisas realizadas na área, traçando algumas considerações a partir de levantamento bibliográfico; na segunda parte, faço uma reflexão sobre os fundamentos educativos do cinema, a partir de uma perspectiva hermenêutica, que privilegia os processos de produção e interpretação de sentidos esteticamente experienciados por meio do cinema. É comum a percepção de que só os filmes que conseguem manter relação direta e “explícita” com o conteúdo curricular devam ser exibidos aos alunos.

Cinema na Escola

Essa é uma primeira pergunta, porque eu diria que talvez para um grupo de professores sem muita infraestrutura, sem ninguém com um pouco mais de qualificação, a reflexão seja melhor que a realização porque o projeto de realização pode naufragar e esse naufrágio pode criar um trauma que impeça que essa escola faça outra coisa. Sérgio Rizzo – Como eu devo muito do que eu sou ao fato de ter me tornado, num momento crucial da minha vida, começo da adolescência, um leitor e um espectador voraz, preciso acreditar que o cinema pode ser importante para todo mundo, não só para mim. Ainda que não mude sua vida, que você não goste, mas aos menos tenha tido a oportunidade de conhecer. Quanto à falta de habilidade do docente, ela pode ser resolvida a partir de um diálogo conjunto entre coordenador e professor para pensar em como adequar o conteúdo que necessita ser repassado e como ele pode ser combinado outra disciplina.

O que o cinema pode nos ensinar?

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro. Professor, nesta fase, planeje junto aos alunos a realização das oficinas de cinematografia. Discuta com os alunos a questão do cinema produzindo ou reproduzindo valores, ideias e preconceitos. 1 - Observe as cenas e tente identificar quais recursos do cinema moderno são inexistentes nesta produção. O passado sempre inspirou a literatura, o teatro, a pintura e, inevitavelmente, o cinema. Produções grandiosas com temática histórica tornaram-se clássicos da cinematografia ocidental como Quo...

Ele vai, por exemplo, aprender a trabalhar em grupo, aprender a conhecer os limites e desafios do desempenho de uma atividade. Além disso, o audiovisual, pela necessidade de alcançar um resultado diferente do da feira de ciências, do seminário, é mais envolvente. Portanto, o aprendizado do trabalho em equipe é mais intenso por conta da própria natureza do cinema.

Orson Welles subestima a importância do ensino dos aspectos técnicos, assegurando na mesma entrevista que qualquer ser inteligente é capaz de aprendê-los num único final de semana. O difícil é admitir que um bom filme tem muito mais a ver com a sorte, com a graça, com um determinado tipo de experiência, com o desejo do que com o ato sistemático de ensinar/aprender técnicas. Dos pequenos experimentalismos e registros documentais criados na periferia dos países pobres às grandes produções de Hollywood, os resultados criados e apropriados pela denominada “sétima arte” podem ser os mais diversos.

Deste modo, o cinema pode ser apresentado como um meio contributivo à extensão dos nossos horizontes abstratos de mundo, ao mesmo tempo em que é capaz de nos permitir maiores reflexões sobre a nossa limitada vivência concreta. Cineclube Filmes Online HD Grátis na escola (MultiRio)O professor José Leandro Cardoso é articulador do projeto Cineclube nas Escolas da SME-Rio. No vídeo, ele orienta como ter um cineclube e provocar os alunos para se tornarem mais do que espectadores.

Sem querer, pensando no Cine-Clube e na gamificação, nós tratamos de braços bem distintos do audiovisual. Primeiro porque o cine-clube envolve recepção crítica e segundo porque quando colocamos os pés na ideia da produção, já estamos no plano da realização, que é o domínio da linguagem audiovisual como um tipo de expressão do nosso tempo. Você acreditar que alguém em pleno século 21 possa ser um analfabeto em termos audiovisuais, ou seja, não consiga se expressar em termos audiovisuais? Podemos também pensar na criação de um Cine-Clube, que é um negócio simplérrimo. No site do Ministério da Cultura, temos apostilas que são mais do que suficientes para orientar um professor que esteja disposto a arregaçar as mangas e montar um projeto.

Este artigo e os seus comentários não refletem necessariamente a opinião da revista Educação Pública ou da Fundação Cecierj. ¹Mestre em Administração pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Sugestão de livro sobre análise fílmica para aprofundamento do professor. Os grupos terão um prazo estipulado pelo professor para filmagem e edição dos curtas. Foi detectado que você está utilizando um navegador muito antigo, o que pode acarretar em problemas na visualização e navegação deste site.Por favor, atualize a versão do seu navegador para entrar no portal. Este feedback nunca é compartilhado em modo público; ele nos serve para exibir melhores contribuições aos usuários.