Quais os tipos de e-commerce que existem no Brasil?

O modelo de venda, que antes da pandemia do Covid-19 já vinha ganhando destaque, teve um impulso ainda maior com a necessidade de distanciamento social, isolamento e no período de lockdown. Entre os benefícios dessa modalidade está a possibilidade de redução dos custos associados à visitas feitas a clientes como viagens, hospedagens e transportes. O que há é um grupo de representantes autônomos que comercializam os produtos de uma marca específica por conta própria.

Assim, campanhas de fidelização dos clientes podem trazer resultados comerciais significativos. Assim, o relacionamento é feito diretamente entre a fabricante e o cliente, diminuindo custos de vendas. Para que você entenda ainda melhor o que é um e-commerce, é essencial que fique claro também a diferença entre esse conceito e o de loja virtual.

As empresas estão dispostas a pagar pela promoção, pois o afiliado geralmente é uma pessoa bem conhecida no setor e reuniu um público fiel. Por exemplo, uma empresa que vende produtos de maquiagem pode ter blogueiros de beleza como seus afiliados. Consequentemente, as transações de comércio eletrônico B2B geralmente resultam em vendas de alto volume e mais compras recorrentes. Apesar de ter um ticket médio baixo (R$ 180), essa é uma categoria com muito potencial de vendas, já que cada vez mais pessoas optam por ter um animal de estimação. Então clique aqui e entenda como vender esses itens de pet shop de uma maneira estratégica na internet.

O sistema vhsys, por exemplo, permite que você crie sua própria loja virtual e faça integrações com a Shopee, NuvemShop, entre outras plataformas renomadas. O modelo de Consumer to Consumer se popularizou no Brasil, com sites como OLX, Mercado Livre e Enjoei. Nesses sites acontece o e-commerce de cliente para cliente, onde muitos itens usados são revendidos. Eles podem usar o e-commerce para vender seus produtos, tanto por sites próprios, como por meio de marketplaces.

Como escolher os melhores canais de venda?

Exemplos de bens e serviços populares neste modelo incluem marketing de afiliados, testes de usuários e serviços de freelancer. No modelo de eCommerce C2C, uma empresa providencia uma plataforma online para clientes comprarem e venderem uns aos outros. O vendedor atua como um consultor, dá sugestões, traça planos, apresenta projetos e táticas que, com ajuda dos produtos ou serviços que comercializa, farão a empresa de seu cliente prosperar cada vez mais. Um dos mais usados tipos de vendas que existem para empresas que querem ganhar capilaridade, uma distribuição ampla e de baixo custo.

Nesse caso, é fundamental realizar um trabalho preciso de prospecção de potenciais parceiros. Afinal, como os custos vão ser de sua responsabilidade, é preciso reduzir ao máximo as chances de ficar com produtos encalhados no estoque dos revendedores ou distribuidores. O grande desafio desse Cupom Amazon Beleza modelo é conseguir ter lucro mesmo quando os produtos não são vendidos, afinal, quem aceita revender os seus itens não precisa arcar com custos de devolução, por exemplo. O parceiro vai pagar apenas pelo que é vendido e, assim, o que ficar em seu estoque é de responsabilidade da empresa.

Quais são os tipos de vendas online?

Como decidir qual o melhor tipo de venda por segmento?

Esse formato de venda foi realizado pela primeira vez por meio do site NetMarket. Em 1994, quando jovens da universidade britânica LSE, desenvolveram um sistema seguro online, onde era possível realizar transações com cartões de crédito. O sistema deu certo, e até hoje são realizadas milhares de compras online por dia. Anualmente, a revista Forbes divulga uma lista com os maiores varejistas do mundo. Não é surpresa que essa lista seja dominada por empresas que trabalham com e-commerce (paralelamente às lojas físicas ou não). Isso facilita muito a navegação do usuário, especialmente no caso de quem precisa comprar um item para certa ocasião, mas ainda não decidiu exatamente qual será.

Monte a sua loja virtual de graça e comece a vender online!

Você só precisa de um site (use a hospedagem ecommerce da Hostinger para publicar o seu) e de uma parceria com um varejista para começar. Os fornecedores podem ser acessados através de diretórios de dropshipping como o SaleHoo e o Spocket. Nesse tipo de eCommerce, você vai trabalhar com um varejista third-party e anunciar os produtos dele na internet. Quando alguém faz um pedido, você notificará o fornecedor para que o produto seja enviado para o cliente.

Por isso, é possível atender a públicos com interesses específicos, como gestantes, atletas, moda plus size e demais opções, e precificar conforme o grau de exclusividade dos itens disponíveis. O varejista tipicamente não possui um grande estoque de produtos, pois ele trabalha com vendas em pequena quantidade. Em uma loja física, isso não causa tantos problemas, pois a falta de estoque será imediatamente constatada e informada ao cliente. A jornada de compra deve ser cada vez mais integrada entre o físico e o digital. Permitir que o usuário compre online e retire o produto em uma loja física é um exemplo das muitas alternativas.