Qual a função do ortopedista? Saiba mais sobre esse profissional

A especialidade possui diversas subespecialidades, como cirurgia da coluna, ortopedia esportiva e ortopedia pediátrica, entre outras, o que pode aperfeiçoar ainda mais a demanda pelo profissional. Em resumo, o mercado de trabalho tem uma demanda contínua e estável. Também faz parte da rotina da clínica ortopédica a solicitação de exames, como os de imagem (radioterapia, ultrassonografia, etc).

Quando procurar o ortopedista?

Por isso, antes do exercício físico consulte um ortopedista para que ele possa dar instruções se você pode fazer certos movimentos e se é seguro para sua saúde. Uma faculdade de Medicina leva, no mínimo, 6 anos para ser concluída. Após essa etapa, também é necessário ser aprovado nas difíceis provas de residência médica em Ortopedia e Traumatologia. Essa especialidade exige 3 anos de residência, com o quarto ano de subespecialidade opcional, mas estimulado. Por isso, a Ortopedia é uma especialidade bastante procurada pela população nos grandes centros urbanos e também nas cidades pequenas no interior.

Saúde sexual: 6 exames de rotina que você deve fazer

Esses exames auxiliam no diagnóstico preciso e na determinação do plano de tratamento mais adequado. A ortopedia lida com o diagnóstico, tratamento e prevenção de doenças e lesões musculoesqueléticas de origem não traumática, como desgaste articular, deformidades congênitas e alterações posturais. Assim como em todas as áreas médicas, é necessário ter bastante atenção aos medicamentos prescritos para melhorar a eficácia dos tratamentos. Analgésicos para alívio da dor, anti-inflamatórios para reduzir a inflamação, relaxantes musculares para aliviar espasmos musculares e suplementos nutricionais para ajudar na recuperação óssea e muscular são alguns exemplos.

Diferentes especialidades da ortopedia

Durante esse período, os futuros ortopedistas como eu se aprofundam em diversas subespecialidades, como tratamentos para mão e punho, joelhos, coluna, e outras partes do corpo, cada uma com suas particularidades e técnicas específicas. Isso faz com que esse especialista também realize o acompanhamento de pessoas que possuem alguma propensão para desenvolver problemas ortopédicos. O ortopedista é responsável ainda por acompanhar os pacientes em condições que requerem cuidados crônicos, como os que apresentam quadro de artrose, artrite, reumatismo, etc.

Os traumatologistas são focados principalmente na recuperação de traumas no sistema musculoesquelético. Em algum momento da minha vida, provavelmente como muitos de vocês, tive a necessidade de consultar um Ortopedista. Procure a ajuda do ortopedista para que pequenos problemas não se transformem em grandes complicações. Por isso, aquela dorzinha incômoda após o futebol ou que surgiu ao carregar uma caixa muito pesada pode não ser apenas uma besteira, e sim uma indicação de que algum problema mais grave requer atenção. Artigos elaborados pela equipe editorial do COE Ortopedia sob a supervisão da equipe médica. Após quase 10 anos de formação, ainda é preciso ser aprovado na prova de título de Ortopedia, aplicada pela Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), em parceria com a Associação Médica Brasileira (AMB).

Qual é a função ortopedista?

Vale dizer que na língua americana os médicos são chamados de "doctor". Isso também influencia para que, mesmo aqui no Brasil, seja comum se referir a esses profissionais usando "doutor". Ainda, vale dizer que o dicionário Michaelis também considera como referência a “doutores” os profissionais dessa área.

O ortopedista pode atender pacientes em seu consultório, em uma clínica de ortopedia ou de especialidades, ou ainda em um hospital. Ele avalia a queixa de seus pacientes, assim como os sintomas, para detectar possíveis problemas, lesões ou traumas que possam ter sido sofridos. Após isso, o ortopedista irá avaliar a necessidade de realizar exames, como o raio-x e com o diagnóstico indicar o tratamento mais adequado Médico especialista em joelho para o paciente seja por meio do uso de medicamentos, acessórios ou cirurgia. É normal ficar em dúvida qual o momento certo de consultar um médico especialista em ortopedia, até porque algumas pessoas ainda não entendem muito bem qual a função do ortopedista. O ortopedista trata todos os problemas dos membros inferiores (quadril, joelho e pé), dos membros superiores (ombro, cotovelo e mão) e da coluna vertebral.

O ortopedista também pode indicar a seu paciente outros tipos de tratamento, de acordo com o quadro apresentado. A ortopedia em si compreende diversas especialidades, onde alguns se especializam em lesões de esporte, que são tratados pela ortopedia esportiva e outros em uma parte específica do corpo. Já a traumatologia é especializada no tratamento de lesões e fraturas ósseas resultantes de traumas, como acidentes automobilísticos, quedas e lesões esportivas.

A ortopedia consiste na especialidade médica responsável por diagnosticar, tratar e acompanhar lesões que afetam o sistema locomotor, ou seja, todas as doenças e traumas que acometem os músculos, articulações, ossos e ligamentos. Dessa forma, a ortopedia é uma especialidade que trata de todo o corpo, uma vez que esses tecidos e estruturas o compõe por completo. O ortopedista atua na prevenção e tratamento de problemas e doenças que afetam tendões, ligamentos, músculos, articulações, ossos ou que acomete ou dificulta o movimento. Continue lendo e saiba qual a função dessa especialidade e quando procurar um. Nos pés, os ortopedistas podem tratar condições como fascite plantar, tendinite de Aquiles, joanetes, fraturas e luxações que interferem na mobilidade e saúde dos pacientes. Eles também podem realizar cirurgias para corrigir deformidades dos pés, como o pé chato e o pé cavo.

Ainda que seja fruto de um acidente, a fratura de ossos é muito comum. Assim, estas podem ser abertas ou fechadas e, no geral, a imobilização resolve o problema.

Em seguida, é feito um exame físico minucioso, onde são avaliados os movimentos, a força, a flexibilidade e qualquer anormalidade visível ou palpável. No geral, um ortopedista desempenha um papel fundamental na recuperação e na promoção da saúde do sistema musculoesquelético, proporcionando aos pacientes a capacidade de levar uma vida ativa e sem dor. Aqui no COE – Centro de Ortopedia Especializada -, você encontra uma equipe de ortopedistas em todas as especialidades, o que garante ao paciente um tratamento integrado. O lado positivo da ortopedia é que ela tem bastante demanda em qualquer lugar do Brasil, independente do tamanho da cidade ou da região.

Para me tornar um especialista nesta área, foi necessário completar a graduação em medicina seguida de uma residência em ortopedia, que geralmente dura de 2 a 3 anos, dependendo da instituição escolhida. Dado que essas estruturas são essenciais para qualquer movimento e suporte do corpo, praticamente nenhuma parte do corpo humano está fora do alcance do tratamento ortopédico. Agende sua consulta pelo nosso Whatsapp e se necessário realize aqui mesmo seus exames de raio-x e/ou ultrassonografia para um melhor diagnóstico. Qualquer dor muscular, mesmo que pareça pouca, pode indicar o início de uma doença. Além disso, trata de luxações, fraturas e entorses que podem ocorrer em razão de um acidente, e de doenças inflamatórias ou infecciosas que podem acometer o sistema musculoesquelético. Vale destacar que, com a evolução das técnicas ortopédicas, as cirurgias estão cada vez menos invasivas.