Difícil encontrar quem não mudou pelo menos um item sequer da decoração ou da configuração da casa durante esses meses de isolamento social. Mais do que mera percepção vinda dos stories de amigos que se aventuraram no "Faça Você Mesmo", os números do setor embasam a certeza de que ficar confinado em casa é, sim, um convite à mudança. Para a celebração e execução do seu contrato e para dar seguimento aos seus pedidos. No interesse legítimo do negócio do Grupo ZAP, por exemplo, para prevenção de fraudes, para garantia da segurança da nossa rede e serviços, para marketing direto e para melhoria dos nossos serviços. Sempre que dependermos deste fundamento jurídico para tratar os seus dados avaliaremos os nossos interesses comerciais para garantir que não se sobrepõem aos seus direitos. Essa e outras mudanças em nossas vidas, como a chegada de um filho, por exemplo, faz com que aumente a necessidade de reformar a sua casa ou apartamento.
Passado o susto inicial da crise, as vendas do varejo em junho já retornaram ao patamar de fevereiro, antes do agravamento da Covid-19. De acordo com a Pesquisa Mensal de Comércio do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, os segmentos de material de construção está 15,6% acima de fevereiro, e de móveis e eletrodomésticos 12,9%. Se o isolamento social criou a necessidade iminente de fazer mudanças na casa, a situação também reacendeu alguns traumas. A quarentena mudou de forma definitiva a forma como as pessoas se relacionam com os lares. De repente, a casa virou também home office, espaço para realizar exercícios, um local de lazer e, acima de tudo, um espaço seguro contra o vírus que se dissemina invisível pelos ambientes. Com toda a família passando a maior parte do tempo em casa, os espaços de convívio se tornaram local de conversa, troca de fatos sobre o dia e integração entre os membros da casa. Criar cômodos que destaquem essa integração, como a sala de estar, espaço para assistir a filmes ou local de conversa, ajuda a destacar a importância da boa convivência.
Os brasileiros também estão contratando linhas de crédito para fazer as adaptações da casa ao novo cenário. Na plataforma Creditas, a procura cresceu ao longo do último ano e, só entre janeiro e fevereiro de 2021, houve um aumento de 125% na quantidade de projetos de reformas contratados. Segundo a fintech, reformar o imóvel é o terceiro principal motivo de solicitação de crédito com garantia de imóvel (13%), ficando atrás somente de investimento em negócio próprio (17%) e pagamento de dívidas (39%). A designer de interiores Juliana Perin, através do SWEETESTHOME, ajuda pessoas na internet a escolher entre os melhores modelos de peças decorativas e iluminação. Segundo ela, nesta pandemia muitas pessoas estão aderindo ao “faça você mesmo”, uma tradução livre fenômeno Do It Yourself, que ganhou muitos adeptos desde o início do isolamento social, em parte inspirados por influencers na internet. “O número de pessoas que nos procuraram para conversar sobre a possibilidade de fazer alguma reforma em casa saltou 40%, passando de 3,7 mil para 5,2 mil.
Quais Informações Pessoais Nós Coletamos
Como ela não planejava gastar com novos móveis, com a ajuda da Ana, ela conseguiu organizar o ambiente de forma que ficasse espaçoso e aconchegante, do jeito que queria. “Já era o lugar que eu mais passava tempo em casa, agora que ficou mais gostoso não vou querer mais sair daqui”, diz a cliente. Entretanto, a procura maior é por projetos pequenos e consultorias, os quais o próprio cliente coloca a mudança em prática. Um exemplo foi a consultoria para o estudo Cadeira escritorio da melhor forma de trabalhar com a colocação de uma série de quadros na parede de um quarto. A cliente já possuía os quadros e mandou para Ana as medidas da parede e dos quadros, com fotos de cada um e a quantidade. A arquiteta elaborou um projeto harmônico, combinando cores e formas, e encaminhou para a cliente, que o colocou em prática e adorou. O segmento de Arquitetura e Decoração é um dos que encontrou alternativas para passar por esse momento.
No Brasil, o setor moveleiro é considerado o 6° maior produtor de móveis do mundo e a 8ª cadeia produtiva que mais gera empregos no país, incluindo parques fabris e tecnologia de ponta. Se formos reestruturados ou vendidos a outra organização as suas informações serão transmitidas a essa organização.
Segundo pesquisa da empresa de aluguel de imóveis Quinto Andar, a demanda por casas subiu 8%. Já as casas de condomínio, por exemplo, passaram a ser 20% mais buscadas após o começo da quarentena na cidade de São Paulo. Além disso, a procura por imóveis com apenas um quarto teve queda de 10%, contra alta de 2% na busca por imóveis de 3 quartos e de 3% por 4 quartos.
Pandemia Movimenta Interesse Por Reforma E Decoração
O fundador conta que antes, grande parte dos atendimentos acontecia nos fins de semana, mas, agora, os contatos são realizados durante a semana. “Podemos afirmar, pelas datas e horários das reuniões, que as pessoas estão misturando mais a vida pessoal com o trabalho. Ou seja, a barreira física não é mais um impeditivo e temos mais pessoas interessadas em nossos produtos e, consequentemente, fechando negócio”, afirma. O estudo enfatizou alguns dos principais aspectos do universo de construção, reforma e decoração, visando extrair melhores insights, objetividade, clareza e funcionalidade ao webinar. Do nosso Canal no Telegram, assim você ficará por dentro das novidades desse mundo maravilhoso que é o design de interiores e acompanhará nosso calendário de LIVES. De olho na demanda, a fintech criou o braço Creditas Home para oferecer, além do financiamento da obra, pacotes de serviços como pré-orçamento e imagem 3D do ambiente que será reformado, consultoria técnica, projeto arquitetônico e time de arquitetos para execução. Outro levantamento da empresa apontou também um crescimento do interesse por dar um “tapa” no visual da casa em 2020.