Agora que você já sabe um pouco melhor sobre todos os tipos de forro para teto, ficou mais fácil decidir seus próximos passos na reforma e na construção, né? Nestes momentos, é importante uma pesquisa detalhada para compreender as funcionalidades e características desse item tão importante. Esse é um dos tipos de forro para teto mais utilizados por projetistas e decoradores. Como o material é muito versátil, possibilita construir sua estrutura da forma que mais combina com os mais diferentes espaços. Entre as vantagens e desvantagens dos dois tipos de forros o que mais pesa é que o forro de PVC não isola em nada o calor e o barulho.
Além do forro, o gesso também pode ser aplicado em outros elementos construtivos, como o reboco. As vantagens do gesso para reboco está na facilidade de execução e no excelente acabamento. Agora falaremos sobre o reboco de gesso e outros tipos de forro para obra. O gesso é mais frágil quando comparado a outros materiais, como pvc e a madeira. Esse tipo de forro é executado por meio do alinhamento de diferentes placas.
Imagem 33 – Luminárias e lustres podem ser instalados em forros de gesso, desde que não sejam muito pesados. Imagem 20 – O acabamento liso e homogêneo das placas de gesso cai perfeitamente em uma proposta mais clean. Imagem 13 – Repare como o forro de gesso alongou visualmente esse corredor.
Para aplicar, você deve escolher as placas de gesso drywall RU (resistente à umidade). Também é conhecida como “chapa verde”, dada a sua coloração e em sua composição química tem componentes hidrofugantes, que ajudam a proteger a superfície. O forro de gesso é um dos mais utilizados e é uma boa opção, principalmente, quando o projeto inclui rebaixamento de gesso e iluminação embutida. Ainda que disponível no mercado, o forro de PVC laminado que imita o ripado de madeira vem sendo pouco utilizado nos projetos de interiores conforme Raquel Fraga. “Algumas fábricas têm esse acabamento, uns bonitos, outros nem tanto.
Tipos de forro: vantagens e desvantagens de cada modelo!
A fim de evitar erros é necessário que haja um planejamento durante o projeto, escolhendo qual o tipo o morador deseja utilizar. Se a intenção é apenas obter resultados quanto à luz ou ao som, lembre-se que não existe nenhuma opção que, sozinha, barre o som e o calor. Essa é uma pergunta frequente, justamente por conta das diversas dúvidas em relação ao gesso ser ou não resistente à água. Além disso, ele não precisa de nenhum reforço, é um material naturalmente resistente e não necessita de materiais para impermeabilização ou tintas especiais.
Desvantagem do forro de cimento aparente
Outra função do forro é a sua capacidade de isolamento térmico e acústico, mantendo o imóvel mais aconchegante e confortável. Outros materiais podem dar efeitos interessantes ao ambiente caso o bolso do cliente permita tais extravagâncias. Os forros artesanais formados por fibras naturais como bambu e palha, dão um toque rústico e aconchegante ao mesmo tempo. Precisa de manutenção, pois as intempéries do tempo danificam as fibras com os anos”, alerta Ana Cecília. O forro de PVC apresenta vantagens interessantes para quem busca um material barato, durável e prático. Ele atende bem ao que se propõe, ou seja, proporciona um teto com bom isolamento termoacústico e um visual confortável.
O bambu também necessita de manutenção constante, a fim de evitar a proliferação de colônias de bactérias e fungos. Por absorver mais umidade, acaba se tornando um fator para proliferação de bactérias e fungos. A praticidade de limpeza também é garantida, bastando um pano úmido. Outra característica importante é que os PVCs são muito fáceis de furar, o que facilita a passagem da fiação elétrica e a instalação de lâmpadas e luminárias. A facilidade de limpeza do forro do tipo de PVC também é uma característica marcante desse material. Por meio da presença de um forro, é possível instalar iluminações embutidas e uma maior facilidade para colocar as instalações elétricas em segurança.
Desvantagens do forro de fibra mineral
Caso um dia optar em colocar forro de gesso aconselho a fazer um forro que nos chama mos TABICADO OU DELATADO. Diferentemente de outros tipos deforro, o PVCé inócuo, durável, não propagador de chama, isolador térmico, elétrico e acústico, resistente ao ataques, intempérie, corrosão, além de ser extremamente leve. Já o forro de Madeira Com pregos e parafusos as réguas são fixadas na estrutura do telhado, que pode ficar embutida ou aparente. Há também o encaixe saia-e-blusa – uma tábua mais larga embaixo de outra mais estreita.
O grande problema do PVC é que, às vezes, há limitação para recortar e colocar a iluminação”, aponta. O forro de drywall é composto por grandes placas de gesso revestidas por um papel acartonado. Pela sua espessura fina, o forro de drywall permite que você ganhe área útil nos ambientes. Esse forro em gesso acartonado é um pouco mais caro forro de pvc em vitoria que o forro em placas tem melhor custo-benefício, o que o torna uma excelente alternativa. Ele é composto por grandes placas revestidas por papel acartonado, possui espessura fina, o que permite que se ganhe área útil no espaço em que ele é aplicado. Você já parou para pensar em quantos tipos de forro para teto existem no mercado?