Vendas B2B: o que você precisa saber para vender pra empresas

Com base na experiencia adquirida em mais de 20 anos, criou a Uplaces um sistema para Controle de pedidos e E-commerce B2B que auxilia distribuidores e indústrias a venderem mais. Você pode fazer o mesmo e definir um processo que descreve as etapas desde a obtenção de um pedido consultoria vendas até o envio das mercadorias. Feito isso, tire 3-4 fotografias de boa qualidade do produto de diferentes ângulos, de preferência em fundo branco. Visite o seu correio ou transportadora mais próximo e descubra quanto custaria enviar seu produto em várias partes do Brasil.

Agora, quando os produtos são oferecidos a clientes, o ciclo de venda é mais curto, o número de clientes é mais extenso, porém o valor adquirido com cada venda é menor. Mas, é preciso saber que as ações de venda de produtos para uma empresa e para um cliente são diferentes. Para o vendedor Inside Sales, o follow-up é um processo muito importante dentro da sua rotina comercial.

Como vender ideias para grandes empresas?

Além disso, a abordagem deve ser mais formal, com etapas bem definidas durante todo o ciclo de vendas – que costuma ser bem mais longo do que no mercado consumidor. As técnicas de vendas B2B são bem diferentes da abordagem B2C, desde o tipo de produto ou serviço oferecido até a complexidade da negociação. Você vai descobrir quais são as técnicas de vendas mais usadas para conquistar consumidores finais e compradores corporativos e por que os processos de venda são tão diferentes. A linguagem utilizada, o tempo e o ritmo do processo, o tipo de produto oferecido, os objetivos envolvidos são diferentes.

Como vender um produto B2B?

Evite uma linguagem muito rebuscada para explicar as funcionalidades do seu produto. Se ele é bom você conseguirá explicar o quão incrível ele é de uma maneira simples e atraente. Portanto invista recursos e tecnologia para ter uma página bem ranqueada nos buscadores, que seja responsiva e tenha uma boa usabilidade (uma navegação fluída e intuitiva).

Primeiramente, é preciso que sua empresa tenha portfólio de grandes vendas, bons feedbacks sobre o produto e bastante experiência no ramo que será explorado. Esses são pontos cruciais para que você, comandante, entenda mais sobre como executar vendas para clientes de maior porte com responsabilidade e segurança. Esse processo, também chamado de follow up, é o acompanhamento depois de enviar a proposta para o cliente após a reunião presencial ou virtual.

Abordagem consultiva do vendedor

Aproveite esse momento para conhecer ainda mais o lead e suas necessidades. O vendedor deve saber ouvir e passar confiança em relação à proposta feita. O grande desafio de quem aposta no e-commerce B2B é estruturar uma plataforma de vendas eficiente e amigável para as empresas do segmento desejado.

Explique ao seu prospect que ele tem opções. Ou seja, não force o cliente a escolher a sua oferta

Entretanto, isso não significa que você deva deixar estratégias de lado ou não recorra a filtros selecionados anteriormente. Nesse processo, você pesquisará sobre qual o melhor fornecedor para a sua demanda, entrar em contato com ele, solicitar uma cotação e seguir todo um processo até o fechamento do contrato. Nesse processo, a maior parte é formada pela construção de um relacionamento.

Oferecemos soluções completas para negócios que precisam implementar uma estratégia de marketing digital para sua empresa em qualquer lugar do mundo. Ter sua própria página de internet é o primeiro passo para marcar uma presença digital. Por mais que o site por si só não atraia seu cliente, é nele que irão convergir seus clientes e o leads provenientes de seus anúncios e publicações em redes sociais. O comércio eletrônico está cada vez mais presente na vida das pessoas.

Apesar de possuírem características diferentes, existem muitas empresas que atuam nesses dois mercados. Sendo assim, quero te recomendar uma ótima ferramenta que consegue incorporar outras funções, que vão além do processo de vendas. É seu trabalho apoiar e simplificar a coordenação e a tomada de decisões de seus clientes.