Deve ter realmente a ver com página que descreve e ser diferente das descrições de outras páginas do mesmo site. Na prática, a meta descrição descreve em poucas palavras o que o visitante encontrará ao acessar uma página e possui alta relevância junto aos robôs de busca. Apesar de não ser um fator de ranqueamento, pode influenciar o usuário a clicar – ou não – em um resultado de pesquisa, e seguir em frente.
Essa descrição ainda incorpora as palavras-chave, mas também faz sentido para o leitor e dá a ele uma ideia clara do que pode esperar encontrar na página da web. Isso ocorre porque os mecanismos de pesquisa usam meta descrições para entender o contexto de uma página da Web e determinar sua relevância para a consulta de um usuário. Uma meta descrição é o pedaço de texto que aparece sob o link azul em um resultado de pesquisa. Além disso, as meta descrições são uma grande parte da decisão de um usuário sobre clicar ou não em um resultado de pesquisa.
Uma das composições que não pode ser deixada de lado no seu texto descritivo é apalavra-chave. Seu uso é indispensável também no título dos artigos, naURLdas páginas, text-alt das imagens e no corpo do texto.Deixá-la de fora da Meta Description significa perder a oportunidade de ter melhores resultados. Junto com as etiquetas de título, as meta descrições são sua arma para atrair pessoas a clicar no seu conteúdo nos resultados da busca. É importante escrever meta-descrições que correspondam à intenção de busca do usuário, caso contrário, será menos provável que elas cliquem em seu website.
Seja razoável no tamanho
A meta descrição é uma otimização simples, mas que pode render bons frutos se feita do jeito certo e com uma mentalidade de experimentação. Muitas vezes, implementar mudanças nos titles e meta descriptions é o suficiente para grandes otimização para mecanismos de busca mudanças de posicionamento e, portanto, aumentar o tráfego orgânico de um site. E entre um resultado ou outro, o título, a meta descrição e a autoridade da marca com o público-alvo é o que fará diferença na hora do clique.
Exemplos de meta descrição
Por isso, listamos também algumas dicas básicas para escrever uma boa descrição. Ao contrário do que muita gente acredita, ela não é um fator de rankeamento para o Google (e o meta title também não). Isso atrapalha o usuário, que não vai se interessar pelo seu conteúdo e vai diminuir bastante a quantidade de visitas que você poderia ter. O próprio robô do Google consegue identificar quando uma descrição não condiz com o real conteúdo que a página apresenta.
Uma vez escritas, meta descrições são escassas dado um segundo olhar ou uma análise mais aprofundada. Criar uma descrição otimizada e criativa vai te ajudar a chamar a atenção das pessoas certas e assim, aumentar o tráfego orgânico do seu site. Em um primeiro momento, ouse lançar vários tipos diferentes de descrição. Depois,avalie quais estruturas deram mais certo, ou seja, tiveram melhores resultados, e aposte nelas. O Google é capaz de identificar facilmente se você criou descrições que levam o usuário para uma página que não corresponde aos resultados da pesquisa. Logo isso tornará o link para seu site ainda mais convidativo ao clique.
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Às vezes, ele exibirá partes do conteúdo de uma página que são mais relevantes para a busca de um usuário. Mas, na maioria dos casos, prefere cair de volta sobre o trecho que você forneceu em vez de usar um trecho gerado automaticamente. Os motores de busca podem gerar automaticamente um snippet, mas se essa descrição não fizer um bom trabalho a transmitir o conteúdo, as pessoas irão ignorá-lo e escolher outro site. Mais importante do que isso, é perceber que há certos critérios que precisa de seguir para construir uma boa meta descrição. Algumas das principais redes, como Facebook e Twitter, oferecem um fragmento da página destacando um pouco melhor o conteúdo.
O ideal é que todas as novas páginas tenham sua descrição assim que publicadas. No entanto, isso não costuma acontecer e na maioria dos casos é preciso um trabalho retroativo de reformulação desses textos nas páginas que já existem no site. A ideia de otimizar a Meta Description é convencer quem fez aquela pesquisa de que o seu site entrega o que a pessoa está procurando.