Moda anos 20 e a identidade brasileira

No Brasil, os títulos de nobreza eram raros, pelo menos até a chegada da Família Real Portuguesa, em 1808, quando D. Formou-se uma casta de fidalgos, geralmente sem título, mas com posses, disposta a provar a todo custo seu caráter nobre. Em uma terra onde os nativos andavam nus, os europeus trouxeram uma cultura em que os trajes tinham a função de identificar classes sociais e demarcar as origens de cada um, formando uma intrincada e complexa dinâmica social. Relatos de religiosos, viajantes europeus e governantes portugueses nos trazem informações preciosas sobre o modo de vestir dos habitantes da Colônia. A parcela mais abastada da sociedade passou a utilizar-se da indumentária como forma de marcar a distância em relação à grande massa de habitantes pobres e de escravos. Já os moralistas da Igreja e do Estado, as pessoas que se preocupavam com o chamado “bem público”, condenavam o luxo, a vaidade e a ostentação.

O evento aconteceu em um galpão na Vila Olímpia, zona oeste de São Paulo, por três dias e com nove desfiles ao total. Estilistas - hoje veteranos - como Alexandre Herchcovitch, Fause Haten e Glória Coelho foram alguns dos que se apresentaram. Dessa maneira, o glamour e sofisticação da moda dos anos 30 teve mais uma vez que dar espaço a um maior racionamento e sobriedade.

Por volta dos anos 40, em pleno século XX, os filmes de Hollywood passaram a ser forte referência para a moda no mundo, disseminando um estilo repleto de glamour e sensualidade, que exercia sua influência pelo Brasil também. Algumas atrizes, lace cabelo humano como Rita Hayworth, Marilyn Monroe e Ava Gardner (fotos abaixo), serviam de inspiração para as mulheres. Com a ascensão da Rainha Vitória ao trono no Reino Unido, o estilo vitoriano também chegou a influir na moda brasileira feminina.

Conheça a história da moda brasileira6 min read

Seja como for, o “New Look” serviu de  grande inspiração para toda uma moda de luxo que se disseminou desde Paris para o mundo. As academias começaram a se popularizar e corpos moldados pela musculação passaram a ser ícones de estética. O aumento dos costureiros fez com que a moda passasse a ser mais independente das tendências francesas. Com isso, as publicações sobre o tema passaram a dar mais valor às produções nacionais.

Como surgiu a moda brasileira?

Saiba mais sobre os primórdios da carreira da estilista que é considerada a mãe do punk

Foram destaques peças com bastante utilização de renda e cetim, mangas bufantes e decotes ombro a ombro faziam sucesso com o público feminino. Já os escravos e as classes mais baixas da sociedade vestiam versões bem simples e rudimentares dos trajes. A prostituição foi uma das alternativas de ganho para as mulheres cativas e libertas. Com isto, não fica difícil deduzir que muitos escravos podiam adquirir mercadorias, como roupas e joias. Os escravos alforriados representaram um papel importante na sociedade da época, principalmente com a descoberta do ouro e dos diamantes nas Minas Gerais do século XVIII. As mulatas forras, como a famosa Chica da Silva, escandalizaram as elites com seu luxo e ostentação – como nos mostra Júnia Furtado, em sua obra sobre esta figura tão conhecida no imaginário brasileiro.

Era necessário deixar bem visíveis os sinais que exteriorizavam esta condição. Acima de tudo, a comemoração teve como objetivo renovar o mundo artístico e cultural paulistano, trazendo em evidência o que era mais atual à época em termos de escultura, arquitetura e outras artes (Correio Paulistano, 1922). Sendo maio manga longa explorada por grandes estilistas como Jacques Doucet, que sentiram a urgência de superar ideias tradicionais e retrógradas, as saias mais curtas revelaram o anseio por uma afirmação feminina mais forte. Acima de tudo, os vestidos se tornaram mais curtos e soltos, com a cintura mais baixa e menos marcada.

Carmen Miranda e a Moda dos Anos 40

Já em São Paulo, por exemplo, as pessoas aderem às roupas mais sociais e clássicas. O ilustrador Alceu Penna, que se diz haver ajudado a construir a imagem de Carmen Miranda, foi o principal representante do estilo pin-up no Brasil. Com  a publicação da sua famosa coluna “As Garotas” a partir de 1938, Alceu ilustrou um estilo de mulher brasileira mais leve, sensual e descontraído. Entretanto, foi nessa mesma época que surgiu em Hollywood um ícone próprio do nosso país, a “pequena notável” Carmen Miranda.

Como resultado, os acessórios ganharam mais protagonismo com, por exemplo, chapéus, laços, joias e cintos. Na moda, o novo padrão é o corpo violão, tendo em Kim Kardashian o modelo perfeito. Primeiro século do terceiro milénio, os anos 2000 seriam marcados pela Guerra ao Terrorismo travada pelos Estados Unidos contra os países Oriente Médio.