A Trajetória Do Jornalismo Impresso Para O Jornalismo Digital

Nossos cursos online com certificados são direcionados para várias áreas de atuação profissional, para que estes possam aperfeiçoar e atualizar seus conhecimentos, bem como para uma constante capacitação na modalidade de cursos profissionalizantes livres online. Para poder escrever a Acta Diurna, surgiram os primeiros profissionais de jornalismo do mundo, os chamados Correspondentes Imperiais. Eles foram enviados para todas as regiões e províncias Romanas para acompanhar e escrever as notícias.

Já as gerações mais recentes - especialmente aquelas cujos integrantes já nasceram sob o signo da internet - abraçaram o consumo digital de informações com naturalidade. Já no meio virtual, não há barreiras para que o seu conteúdo alcance vários usuários, uma vez que o conteúdo está disponível nas páginas da web e também pode ser compartilhado nas redes sociais.

Nesse contexto, entrevistados se dizem mais desconfiados, contudo, quando as informações são de sites, blogs e redes sociais. De lá para cá, a mídia digital evoluiu e acabou por encampar a prática do jornalismo contemporâneo. Diariamente, edições impressas perdem espaço para a leitura de notícias em portais e blogs, assim como o consumo de notícias via telejornais da TV tradicional vem sendo substituído por vídeos no YouTube e nas redes sociais. A presente tese aponta a priorização da produção de conteúdo informativo para plataformas digitais em redações com um fluxo de trabalho até então regrado pelo ritmo do impresso como um novo e necessário ciclo de inovação em empresas jornalísticas.

Já a criação e a manutenção de um portal de notícias é significativamente mais barata, mesmo que nessa conta sejam somados os custos com anúncios e toda a sorte de serviços digitais relativos às estratégias de marketing para a venda de assinaturas. Neste segundo grupo, estamos falando de pessoas que nem cogitam a ideia de esperar pelo horário do telejornal ou de se contentar com impressos que não dispõem de áudio e vídeo - fora o fato de que, em ambos os casos, a interatividade simplesmente não existe. O engessamento do jornalismo tradicional foi esmagado pela capacidade de geração de notícias em tempo real. Um acontecimento relevante para uma determinada comunidade pode ser noticiado no momento em que está acontecendo, tanto em áudio quanto em vídeo, e atingir a um número gigantesco de pessoas. Nos últimos anos, o ambiente on-line foi o único que apresentou crescimento de audiência.

do jornalismo impresso para o jornalismo digital

Como ele só chegará às mãos do leitor no dia seguinte, e embora a notícia já não esteja assim tão fresca, pelo menos ela tem o dever moral e ético de ter sido devidamente apurada e lapidada, graças à internet que já adiantou o Grade de Programação serviço. Contudo, essa condição aumenta a responsabilidade do jornal de papel e do papel do jornal. Fotos, vídeos, infográficos, tabelas, podcasts, gifs e outros recursos visuais passaram a ser obrigatórios no webjornalismo.

Atualmente, a disponibilidade de notícias é vasta, pois as informações estão na palma da mão. A ligação de um conteúdo a outro se dá por meio de um link que conecta os assuntos. Por exemplo, clicando em um hiperlink, informações semelhantes ou que expliquem mais sobre a palavra clicada serão exibidas imediatamente na tela. Da mesma maneira, o formato digital apresenta características como a interação direta entre quem consome e quem produz o material. Aos poucos, o conceito tornou-se mais amplo, foi se adaptando às mudanças tecnológicas e, duas décadas depois, tornou-se uma das formas de se obter informação preferidas pela população mundial, em especial para os jovens. Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário. Para isso, um redator com conhecimento na área usa seletivamente palavras e frases que têm maior probabilidade de serem pesquisadas nos mecanismos de buscas.

Por perceber este fato incontestável da importância da new mass media, as mídias tradicionais estão procurando se enquadrar através da implantação de seus sites. Este artigo comenta sobre a importância do jornalismo digital, porque as informações ficam a disposição do internauta 24 horas por dia. Outro fator abordado, é o questionamento do autêntico webjornalismo, onde a transposição das edições de um veículo impresso nem sempre vão caracterizá-lo como um jornalismo eletrônico.

A efervescência do jornalismo na Internet, comprova a apropriação do meio com a finalidade de informação, apontando para a necessidade social da comunicação. Basta agora, o Jornal Sul Brasil, investir no tempo real para elevar sua audiência, entrando na era do tempo real e fazendo seus leitores/internautas permanecerem no seu site ao invés de levá-los para fora por meio do excesso do uso de links externos. A partir da implantação do jornalismo na web ocorreu um novo segmento expansivo do meio informativo, o denominado webjornalismo, onde a atualização das notícias pode ocorrer ininterruptamente. Já não é preciso esperar o jornal ou o horário do noticiário televisivo ou radiofônico para saber os principais acontecimentos do dia.

Esta frase foi extraída de um artigo publicado na plataforma de notícias InfoKoala, o qual fala sobre a forma como consumimos informações na atualidade e a transição do jornalismo para o ambiente virtual. É estudante, profissional do jornalismo há mais de duas décadas, mestre e doutor na área. Atuou como repórter e editor em empresas em Santa Catarina, tendo reportagens reconhecidas com o Prêmio Fatma de Jornalismo Ambiental e o Prêmio Fiesc de Jornalismo Econômico. Tem experiência, ainda, em comunicação institucional e em ensino superior.