Como criar um Bullet Journalâl do zero

Simples e criativos, os bullet journals ajudam a organizar sua vida cotidiana e ao mesmo tempo servem como uma excelente ferramenta para manter você concentrado e com os pés no chão. E é por meio deste sistema de organização que a artista escocesa Annie compartilha seu amor pelas letras, ilustração e arte. Depois, defina o modelo de caderno, teste sua caligrafia, escolha o material de caligrafia que vai usar e faça a paginação das folhas. Esse método de organização é muito utilizado para várias áreas da vida, seja a pessoal ou a profissional, já que ele permite ter um registro completo das tarefas do dia a dia. Antes de se jogar no processo criativo, é importante definir quais são seus objetivos.

O bullet journal é um método de organização personalizável e que funciona como uma espécie de adaptação de agenda. Ele consiste na personalização das folhas de um caderno para fazer notas, organizar metas e montar planejamentos diários, semanais ou mensais. O bullet journal consiste na ideia de você pegar um caderno pessoal, do tipo pequeno ou mesmo de bolso, e transformá-lo em uma agenda. A diferença é que você não vai listar seus afazeres de maneira formal e superficial como é feito em uma agenda tradicional. Nesse modelo, você tem total liberdade para personalizar o que escreve. Por exemplo, pode inserir notas, explorar cores e grifos, utilizar o espaço das folhas como quiser e muito mais.

Qual tamanho de grade se encaixa melhor na sua caligrafia (Annie observa que a maioria dos diários usa 5mm, mas há outras opções)? Você também pode querer que o diário tenha um porta-canetas, marcadores de fita ou um espaço de armazenamento na parte de trás. Se você ainda está sem ideia de como montar o seu bullet journal, não se preocupe. As redes sociais, como Instagram, Tik Tok, Pinterest e YouTube, são ótimas alternativas para encontrar fotos e vídeos que trazem diferentes modelos de cadernos preenchidos. Fazer anotações para se organizar e planejar os próximos dias é algo comum na rotina de milhares de brasileiros.

Faça com antecedência, assim pode traçar um pouquinho por vez. Coloque uma música, faça um chá e vá com calma, curtindo o momento. Como eu disse acima, é uma possibilidade e você pode tentar se gosta de desenhar, se tem tempo, se for uma pessoa criativa — enfim, se isso for te fazer bem. Também pode ser útil para quem ainda não tem os dias desenhados até o fim do ano, mas eu gosto de deixar vários meses ou até o ano inteiro pronto com antecedência.

Como criar um bullet journal personalizado

No lugar, resolvem basicamente tudo nos dispositivos com áudio ou digitação. Portanto, se você se identifica com isso, vale a pena começar a tomar notas manuais diariamente para se acostumar com a prática. Outro ponto positivo da monitoração é que ela vai ser útil para controlar e diminuir hábitos de procrastinação. Um problema que afeta muita gente, levando as pessoas a perderem prazos, adiarem compromissos e terem uma rotina pouco produtiva. A ideia é que você defina como vai escrever títulos, tópicos e subtópicos para deixá-los mais destacados do resto do texto.

dicas para organizar as atividades do dia a dia

Dessa forma, faça a lista para o próximo mês sem deixar de incluir esses itens. Use as últimas páginas para fazer listas com coisas mais genéricas que você pretende fazer durante o ano. Outra opção é anotar nessas páginas as ideias e sugestões inspiradoras para olhar sempre que você precisar.

Procure por inspirações de bullet journals

O caderno deve ser dividido em seções, como índice, calendário mensal, coleções e diário. Vá para a próxima página e dê início aos registros mensais, que resumem o planejamento de casa mês com mais detalhes. Comece pelo mês atual, escrevendo o nome dele no topo das duas páginas. Após alguns dias, você vai notar que já incorporou escrever no bullet journal como parte da sua rotina, e que já não é mais difícil lembrar-se de fazer isso. Se você se sentiu inspirado e deseja começar a aprender as habilidades necessárias para criar um lindo bullet journal, confira o curso de Annie, Introdução ao bullet journal ilustrado.

A tradução do termo sugere algo como diário de balas — ou diário em tópicos, para dar uma visão mais clara da proposta. Você não sabe quando vai surgir uma nova demanda ou uma data importante que precisa ser destacada na sua agenda. Isso evita que você deixe passar em branco uma ideia para um novo projeto ou uma reunião marcada em cima da hora. Use um tracker de hábitos para acompanhar seus hábitos diários.

— Defina as logs do seu BuJo

A grande vantagem do bullet journal é, portanto, aprimorar o autoconhecimento, gerando insights sobre erros e acertos em sua rotina. O sistema do bullet journal é muito flexível e se adapta aos Acetato mais diversos objetivos. Para ajudar no processo de superação dos incômodos, a terapia cognitivo comportamental propõe que o indivíduo esteja consciente de suas experiências cotidianas.