Até aqui, você já percebeu que, para que tenham sucesso no aprendizado, os alunos da sua instituição de ensino precisam de um bom plano de estudos, com objetivos e metas bem direcionados. Mais uma vez, isso significa que, quanto mais as informações aprendidas em sala de aula forem aplicáveis ao dia a dia dos alunos, maior será a sua capacidade de lembrá-las. O conceito de curva de esquecimento foi criado pelo psicólogo alemão Hermann Ebbinghaus (1850 – 1909). Cabe a você agir para ‘frear’ o esquecimento e, com isso, fixar e manter as informações em sua memória de longo prazo. Muitas pessoas reclamam que seria complicado realizar o controle das revisões, que seria muito fácil se perderem com tanto conteúdo a ser estudado e revisado, que não sabem como estruturar os dias para realizar as revisões etc.
Conteúdos não revisados periodicamente acabam sendo esquecidos quase por completo após um período superior a 30 dias. De qualquer forma, o ideal é que as revisões não se tornem uma releitura de todo o conteúdo. Pois o ‘esquecimento’ é implacável e não deixa de ocorrer só porque você quer.
Por que a curva de esquecimento acontece?
Como já comentamos, foi Ebbinghaus o primeiro a estudar de forma sistemática a perda da informação na memória com o passar do tempo, definindo o que se conhece como a curva do esquecimento de Ebbinghaus. O conceito “curva” faz referência ao gráfico resultado das suas pesquisas. Fundamental que a memória do estudante seja estimulada ao longo do processo de aprendizagem, para que as informações com que ele entra em contato em sala de aula não sejam descartadas. É preciso ter em mente as consequências da curva de esquecimento na hora de transmitir conteúdos educacionais.
Com o passar dos anos, alguns aspectos da memória dos seres humanos podem mudar conforme esses vão envelhecendo. Ou seja, a cada ano que passa a memória de curto prazo tende a ficar mais fraca e, com isso, torna-se mais difícil de aprender e memorizar novos assuntos. Ou seja, esse método foca mais na quantidade de esforço usada na aprendizagem do que na qualidade. Portanto, para Ebbinghaus o estudante deve passar por horas estudando um assunto sem pausa. Portanto, sempre treine seu cérebro para reduzir a taxa de declínio da perda de memórias. De maneira que isso manterá seu cérebro ativo e forte para solidificar as informações.
São muitas habilidades que precisamos desenvolver e cada uma delas necessita de prática e, claro, muita revisão. Ebbinghaus notou que as revisões – em espaços de tempo crescentes – das sílabas ajudavam a fortalecer a memória e, assim, se lembrar mais do que tinham visto antes. Ebbinghaus preferiu fazer com letras, e não palavras, para que nenhuma pessoa tivesse nenhum conhecimento prévio.
Portanto, para ajudar no estimulo de reter o conhecimento por meio da prática é essencial criar um cronograma de estudos. Uma das maneiras de aplicar a Repetição Espaçada em seus estudos é por meio dos Flashcards. Ou seja, um método de revisão que utiliza cartões com perguntas e respostas para que os estudantes respondam as perguntas e depois confirme as respostas. O processo de memorização é essencial para todo estudante, pois é esse processo que armazenará e manterá as informações.
Como ela acontece?
Há um debate entre os defensores da hipótese sobre o formato da curva para eventos e fatos mais significativos para o assunto. Alguns apoiadores, por exemplo, sugerem que as memórias de eventos chocantes, como o Assassinato de Kennedy ou o 11 de setembro, estão gravadas de forma vívida na memória (memória flash). Outros compararam as lembranças escritas contemporâneas com as lembranças registradas anos depois, e encontraram variações consideráveis à medida que a memória do sujeito incorpora informações adquiridas posteriormente. Há pesquisas consideráveis nesta área no que se refere ao depoimento de identificação de testemunhas visuais, e os relatos de testemunhas não são considerados confiáveis. Carioca, estudante de Direito, servidora pública e apaixonada por vídeo games, tecnologia e cultura pop em geral. Tenho como hobbies consumir e produzir conteúdos relacionados a esses temas que me interessam, e adoro passar horas adquirindo conhecimento sobre os assuntos que mais gosto, tanto que mantenho um canal no Youtube sobre games há 4 anos.
Como driblar a curva do esquecimento?
Respeite as diferenças, seja gentil e exercite sua empatia Lidar com as diferenças nem sempre é fácil, mas é preciso entender que essa prática nos torna pessoas mais tolerantes, inclusivas e gentis. Afinal, as singularidades de cada indivíduo são responsáveis por deixar nosso mundo ainda mais lindo e diverso. Segundo Michel “O comando do esquecimento conserva assim uma afinidade profunda com o instrumento jurídico da anistia”. É possível observar a relação dessa categoria com as discussões sobre a lei de anistia no Brasil que vimos anteriormente. Na imagem abaixo é possível ver o gráfico que representa a curva do esquecimento e retenção. Ora, se eu preciso rever em 1 hora, 3 dias, 7 dias, 15 dias e 30 dias, eu preciso montar um cronograma de estudos onde eu possa acompanhá-los.
O Anki é um aplicativo para PC, tablet e smartphone que permite estudar usando flashcards. Um dos métodos mais eficazes de revisão de conteúdo é o “24/7/30”, onde as revisões acontecem 24h após o primeiro conteúdo educação a distância ser ministrado, seguido de 7 dias depois e, por fim, 30 dias após o primeiro conteúdo. Com uso da tecnologia você pode utilizar plataformas de aprendizagem, como a LXP, em favor da produtividade da sua empresa.