Destino Turístico E Hospitalidade Em Um Destino

As mudanças no conceito ao longo dos anos fizeram com que o quadro teórico em torno do destino turístico fosse modificado. Acompanhando essas mudanças, alterou-se também a visão de como o turismo é praticado, passando de apenas um lugar destinado a contemplação para um lugar onde existe uma interação complexa entre seus atores. Ao se considerar a gestão pública de um destino em que a informação é um dos principais ativos (Buhalis & Amaranggana, 2013), entender o papel das tecnologias de informação e comunicação permitirá traçar um panorama sobre como o tema vem sendo abordado. Identificar a composição do fluxo turístico que visita a cidade de Las Vegas em termos de características e motivações que direcionam os turistas na seleção deste destino. A escolha pode ser feita até 15 de outubro neste link , sendo obrigatória a identificação dos participantes por meio de validação do link social .

Tendo em vista a capacidade da difusão de conhecimentos no meio tecnológico, as tecnologias da informação e comunicação se configuram como um ferramental que vem sendo aplicado ao turismo e a sua gestão ao longo dos anos (Buhalis & Law, 2008). Segundo Rossetti e Morales e Kohn e Moraes as tecnologias da informação são empregadas de inúmeros modos, visando melhorar processos, auxiliar na gestão e fomentar a produção de produtos baseados no emprego da informação, gerando o conhecimento e sua difusão perante ao que pode ser chamado de “sociedade da informação e sociedade digital” (Kohn & Moraes, 2007, pp. 3-4). No entanto, o destino turístico não pode ser compreendido apenas como um lugar que agrega serviços e atrativos. Saraniemi e Kylänen propõem que, um destino turístico é uma amálgama de conceitos em que sociologia e visão de negócios devem ser levadas em conta para o definir. Nessa perspectiva de uma definição mais completa do que é um destino turístico considera-se também a “imagem virtual” do destino, que é construída a partir do processo de compra, durante a viagem e no pós-viagem (Saraniemi & Kylänen, 2010).

Porém, essa comparação permite a compreensão de que o conceito é elástico, logo, sua aplicação deve ser moldável a realidade, evitando assim a proposição de objetivos e metas utópicos perante a uma realidade. Representantes da diretoria de turismo da SMDET farão o contato com as agências e operadoras de viagens durante o evento, com o intuito de incentivar as empresas a incluírem Porto Alegre nos roteiros e pacotes. “O nosso foco será apresentar os diferenciais de Porto Alegre, além de reforçar os grandes eventos que teremos em 2022”, destacou o secretário. De normas de qualidade elevadas, à escolha da inovação e ao fornecimento de serviços que respeitem o ambiente. Sempre vai existir um destino para atender a sua vontade de viajar, seja ele um destino nacional, um destino internacional, um destino perto, um destino longe, um destino conhecido ou um destino que ninguém nunca ouviu falar. Se você quer viajar e economizar ao mesmo tempo, a sugestão é viajar para lugares próximos ao destino onde você mora. Com certeza existirá um destino bom e barato próximo a você que permite você economizar em despesas como passagens aéreas e hotéis.

o que é um destino turístico

Destino Turístico Real

Como dito por Santos, Souza Neto, Pereira, Gândara e Silva, estudos como esses permitem a criação de diversos indicadores para a melhoria em um destino, utilizando o princípio da “inteligência” a fim de oportunizar mudanças e projetos no turismo nos municípios paranaenses. Observando todas as respostas e com uma análise mais abrangente, percebe-se que há sempre uma margem para melhorias dentro da gestão. Os fatores limitantes são semelhantes em todas as repostas, em que, planejamento e falta de orçamento são os vistos como os principais entraves para o avanço de grande parcela dos municípios. No entanto, através das análises é possível notar que existe a vontade de modernizar-se, contanto Praias que haja uma estratégia focada na evolução contínua, pensando nas particularidades de cada município. No entanto, na segunda variável do gráfico 2 é possível observar que os destinos, apesar de não terem uma estratégia bem definida, apresentam um desenvolvimento contínuo (40%). Pois, apesar de não haver uma estratégia planificada, ações isoladas com relação ao turismo, políticas ou mesmo infraestrutura básica contribuem para que o destino se adapte à realidade dos DTI. Ao total foram recebidas 76 respostas de um total de 224 municípios turísticos localizados em 14 regiões turísticas, segundo a política estadual de regionalização e o Ministério do Turismo (Paraná Turismo, 2012).

Aproximadamente 90% dos municípios demonstraram uma boa recepção ao conceito como referência para a gestão. É importante ressaltar que, para que os municípios pudessem responder as questões, havia uma introdução no questionário que apresentava o conceito de destino turístico inteligente segundo a AENOR/SEGITTUR, logo, os municípios pautaram-se nessa asserção para embasar suas respostas. A partir das respostas fornecidas pelos municípios turísticos do Estado do Paraná, foram elaborados os gráficos que estão a seguir.

No entanto é necessário que esta ideia se perpetue, seja através de oficinas locais, ou projetos globais envolvendo iniciativa pública e privada ou mesmo órgãos de economia mista para que os DTI não fiquem somente nos conceitos e passem a ser realidade. A internalização destas variáveis permite que os municípios direcionem da melhor forma seus esforços e recursos para adequar-se ao cenário competitivo do mercado turístico. O modo em que as relações acontecem em um destino e as atitudes dos viajantes, mudaram em relação às viagens. Em um mundo hiper conectado em que a internet tem um papel fundamental nas conexões e serviços, os destinos turísticos também se modificaram (Ivars-Baidal, Solsona-Monzonís & Giner-Sánchez, 2016). As diretrizes de como o projeto vai funcionar ainda serão divulgadas pelo MTur, que escolheu os municípios participantes a partir do mapeamento de cidades com potencial para receber o programa. O MTur garantiu todo o diagnóstico para entregar para as cidades selecionadas as necessidades e possibilidades encontradas em cada destino. Entre as possibilidades do projeto estão a garantia de internet gratuita nos atrativos, melhoria da gestão do turismo, entre outras.

Somado a essa necessidade de melhor atendimento, acomodações excelentes, etc., as pessoas estão preferindo outros modelos de hospedagem. De acordo com a Booking.com, um em cada três viajantes disse preferir se hospedar numa casa do que num hotel.