Também é papel do gerenciador de obras acompanhar as mudanças no orçamento, principalmente em construções de longa duração. Isso é necessário pois o mercado da construção civil está sujeito a variação de preço de insumos e inflação. Dessa maneira, os valores apresentados no orçamento inicial devem ser analisados frequentemente e ajustados, caso seja preciso. O trabalho de gerenciamento de obras também envolve bastante burocracia.
Selecionar as pessoas certas para as atividades também é muito importante para que o desenvolvimento da obra corra bem. Assim como em outras áreas, um bom planejamento é a base de todo projeto. É algo que já acontece com uso, por exemplo, de dispositivos IoT que utilizam Inteligência Artificial para medir o avanço da construção e atualizar stakeholders, bem como destravar gatilhos contratuais em smart contracts. Assim, responsáveis por partes como hidráulica, saneamento, infraestrutura, bem como incorporadoras, construtoras e empreiteiras ficam à par do avanço, com distribuição de informações corretas. Como mencionado anteriormente, quando há um bom planejamento do projeto, antes mesmo que ele se inicie, são previstos possíveis riscos.
Faixa Salarial
Ao gerenciar uma construção, o profissional lida diretamente com pessoas. E lidar com pessoas é trabalhoso e requer a necessidade de saber negociar. Quando falamos de relação profissional, essa necessidade se torna ainda mais latente. O gestor deve delegar as atividades, mas a forma que essa ação será aceita pelos funcionários dependerá do respeito que os colaboradores têm em relação ao gestor.
Dessa forma, os profissionais responsáveis pela elaboração do orçamento e cronograma devem estar bem alinhados. Além disso, eles devem utilizar ferramentas capazes de aumentar a eficiência dos processos, como softwares e novas metodologias, como o BIM.
Meta Do Gestor É Alcançar A Qualidade Técnica Da Obra
Quando um gestor falha, as perdas financeiras e emocionais, além de qualidade da obra, podem ser irreparáveis. Este site usa o Google Analytics para coletar informações anônimas, como o número de visitantes do site e as páginas mais populares. No caso de terrenos novos, constrói-se o barracão ou aluga-se um contêiner para organizar a infraestrutura necessária para a obra. Já se tratando de reformas, é necessário escolher os locais de armazenamento de materiais, apoio de escritório, acessos, conversar com a vizinhança, síndico, porteiro, contêineres para entulho, etc.
"Quando essa gestão não ocorre como devido, as perdas financeiras e emocionais são inevitáveis, comprometendo a qualidade do produto final", comenta a professora da FAU da Universidade Positivo, no Paraná, Fernanda Bertoli Stival. Outra característica que um bom gestor de obras deve ter é dominar bdi significado a arte da negociação. Saber lidar com as surpresas e com os imprevistos do dia a dia é imperativo em uma obra civil. Negociar com vários tipos de profissionais e de vários tipos de escolaridade também é uma situação corriqueira e que requer bastante destreza por parte do gestor da obra.
Essa habilidade depende de inúmeros fatores, como o conhecimento técnico que o profissional apresenta sobre a construção, organização e a experiência. Ser criativo significa ter a capacidade de encontrar soluções de forma rápida e eficiente, independentemente da pressão a qual o profissional esteja submetido. Assim, o gestor deve cumprir e fazer cumprir as normas de segurança do trabalho, como uso dos EPIs e seguir as demais Normas Regulamentadoras, como a NR 18. E, por saber negociar, estamos falando de saber exigir, mas também de saber recuar e ceder. É encontrar um meio termo que seja o melhor para os interesses da empresa e dos profissionais.
Coordenador De Projetos
Todavia, é importante que o profissional tenha em mente que ele precisa desenvolver habilidades específicas para ter pleno domínio sobre a sua atividade. A solução é substituir fornecedores que não cumpram os prazos, assim como a mão de obra que não tenha qualidade. Além disso, o cronograma deve listar os serviços que serão executados de forma lógica com prazos e datas definidos. Assim como os projetos complementares, devem ser todos compatibilizados entre si e detalhados, além de coerentes e de acordo com a realidade. No gerenciamento total, inclui-se a contratação de materiais, serviços e mão de obra sendo gerenciados pelo contratado. Já a gestão parcial, confere alguns itens gerenciados pelo engenheiro, enquanto outros ficam sendo de responsabilidade do cliente.
Da obra ao escritório, temos as melhores soluções para gestão da sua empresa. Definir claramente os objetivos e o escopo do projeto, planejando muitos parâmetros, como programação, padrões de desempenho, orçamento e escolha dos participantes do projeto. Selecionar os métodos e estratégias de construção corretos para o seu projeto. Procedimento padrão para lidar com as solicitações de alterações no escopo. Assim, o requerimento de mudança deve seguir um critério para que o impacto no cronograma e no orçamento seja mínimo. É praticamente impossível encontrar uma obra que não tenha sofrido mudanças no projeto original.