Tem como principal função no organismo a sua forte ação antioxidante. Assim, este nutriente combate os radicais livres que podem prejudicar as células. Proporciona benefícios como diminuir o risco de doenças cardíacas, prevenir o câncer de próstata, a doença de Alzheimer e a Esclerose Lateral Amiotrófica. Além disso, pesquisas observaram que a Vitamina E pode ser benéfica para as gestantes, pois previne a pré-eclâmpsia. É importante para a formação das células vermelhas do sangue.
Além disso, em conjunto com outras vitaminas do Complexo B, realiza uma função importante no sistema nervoso, na formação da bainha de mielina, que fica em torno das fibras nervosas e permite mensagens entre os nervos. O consumo de cereais, como arroz, pães, massas, batata, mandioca, milho e aveia, fornece ao organismo carboidratos (responsáveis pela grande parte da energia necessária às atividades do corpo), além de minerais, algumas vitaminas e fibras. No entanto, o corpo não produz cálcio e é preciso investir em alimentos com o nutriente.
Atua no sistema imunológico, além diminuir os riscos de osteoporose e fraturas. É importante incluir grão-de-bico, espinafre, brócolis e couve na alimentação. A vitamina D é fundamental para ajudar na absorção do cálcio. A falta desse nutriente pode acarretar osteoporose, alimentos ricos em nutrientes fraturas, doença cardiovascular, demência e síndrome da fragilidade. Ela é sintetizada a partir da exposição solar, mas pode ser encontrada em alguns alimentos como peixes e frutos do mar. Boa parte dos tecidos presentes no organismo é formado por proteínas.
Para evitar estes problemas, é preciso consumir porções equilibradas dos alimentos recomendados, diariamente, já que as doze vitaminas do complexo B se distribuem nestes alimentos. Os macronutrientes são "grandes" categorias de nutrientes e devem constituir a maior parte da dieta. Os micronutrientes, por outro lado, são aqueles que o nosso corpo precisa em pequenas quantidades, como as vitaminas e os minerais (zinco, ferro, cálcio). Um dos micronutrientes mais conhecidos, a vitamina C é facilmente encontrada em frutas cítricas, como laranja, acerola, caju, morango e kiwi. Segundo o Ministério da Saúde, um dos principais benefícios desse nutriente está relacionado com a produção do colágeno, a proteína responsável por dar sustentação aos ossos, dentes e à parede dos vasos sanguíneos.
Com estes exercícios sobre nutrientes, você testará seus conhecimentos a respeito das principais funções dos nutrientes, substâncias necessárias para nosso organismo. O uso de suplementos é indicado quando a dieta e os hábitos não alcançarem as recomendações diárias de nutrientes. Em idosos, ajuda na manutenção do peso, previne deficiências nutricionais e doenças. A suplementação deve ser individualizada e administrada sob prescrição médica. Na terceira idade há uma redução da concentração de cálcio no organismo. Com isso, os ossos podem ficar mais frágeis e suscetíveis a fraturas .
Vitamina C
Uma boa mastigação estimula o centro da saciedade e, assim, é possível satisfazer-se com menores quantidades de comida. O consumo excessivo de alimentos ricos em açúcar está associado ao aumento de peso. Esses três tipos de alimento não podem ficar fora da alimentação. Devemos comê-los diariamente, dando preferência aos de época e orgânicos, que possuem maior teor nutritivo.
Importância Da Água Para O Organismo
As vitaminas do Complexo B têm um papel fundamental no corpo humano e atuam no sistema nervoso, metabolismo e nas células. Esses nutrientes fazem parte do grupo de hidrossolúveis, ou seja, que se dissolvem em água. As vitaminas do Complexo B não costumam ser armazenadas no organismo em grandes quantidades, por isso há necessidade de consumo diário. As principais fontes são carnes, cereais integrais, leites e derivados. Para uma alimentação saudável e equilibrada, é necessário escolher alimentos variados e procurar fazer refeições que combinem diferentes porções de cereais (grãos e leguminosas), raízes, hortaliças, castanhas, frutas, carnes, leite e ovos. É importante destacar que não é somente a quantidade ou o valor energético que nos proporciona uma alimentação saudável.
Proteínas: Os Alimentos Construtores
No entanto, as funções desempenhadas por um dado alimento dependem dos nutrientes que ele possui. Cansaço frequente – Está sempre com baixa energia e sem disposição alguma para fazer as tarefas do dia? Uma das inúmeras razões para isso pode estar na falta de proteínas e carboidratos, dois elementos essenciais para uma alimentação balanceada. Carnes de frango, de porco e de boi podem te dar as proteínas necessárias, assim como o ovo e alguns grãos como feijão e soja. Já os carboidratos podem ser encontrados em alimentos como batata, pão, banana e arroz.
Cada grupo tem sua função bioquímica específica — que será abordada mais adiante. Vitamina encontrada em vegetais amarelos, folhas verde-escuras e outros alimentos. São classificadas de acordo com a sua forma de absorção e armazenamento no corpo. Também auxiliam na absorção das vitaminas lipossolúveis , proporcionam isolamento elétrico e mecânico para a proteção das células e dos órgãos, e geram saciedade ao organismo.