Tipos de pneus: conheça cada um deles

O nome parece remeter a algo negativo, mas, na realidade, as ranhuras são essenciais para manter a integridade do pneu. Trata-se de entradas nas laterais da banda de rodagem, cuja função é diminuir a ressonância do pneu durante a movimentação. V diz respeito a velocidade máxima que o pneu consegue suportar, ou seja, 240 km/h. Os pneus são talvez a área mais complexa e extensa da indústria automobilística. Existem milhares de linhas e modelos de pneus disponíveis, mas apenas um que atende todas as suas necessidades específicas.

O objetivo de se chegar a um valor de pressão ideal, é obter a melhor dirigibilidade do veículo nas condições de carga que o veículo foi projetado para operar. Manter os pneus calibrados é importante para garantir uma condução segura e eficiente. Pneus com pressão inadequada podem afetar negativamente a aderência, o consumo de combustível, a estabilidade do veículo e a vida útil dos pneus. O índice de velocidade é a velocidade máxima para um pneu, quando tem a pressão correta e é utilizado com carga. O índice de velocidade é indicado pela letra no fim do flanco, após o número do índice de carga. Por exemplo, um pneu com um índice de velocidade de V tem uma velocidade máxima de 240 km/h.

Quais são as 3 funções dos pneus?

A histerese é a perda de energia da borracha ao deslizar pelas cristas e vales da superfície da pista. Esses dois mecanismos variam de intensidade de acordo com as condições da pista. Esse cabo possui a importante função de manter o pneu fixo na roda e evitar vazamentos de ar.

Em dias de chuva, eles drenam a água que entra, evitando deslizamentos e aquaplanagem. Nesta matéria, vamos explicar melhor as funções e características da banda de rodagem, além de dar dicas para preservar a vida útil desse componente tão importante. O segundo tipo de indicador do TWI fica localizado na faixa lateral do pneu, formado por sulcos que não encostam na pista, porém, quando o desgaste chegar até eles, é hora de trocar de pneu. A troca dos pneus é uma parte muito importante no processo de ter um carro. Os pneus gastos e inadequados ao terrenos colocam em risco a vida dos passageiros e do motorista. Fazer processos para minimizar o desgaste do pneu, tais como recauchutar, re-vulcanizar, entre outros, também não são opções interessantes.

Banda de rodagem dos pneus: o que é, e qual a sua função

Ocasionalmente, os pontos “carecas” podem ser sinal de problema nos amortecedores. O ideal é calibrar os pneus a cada 15 dias e com pneus para carros eles frios – ou seja, tendo rodado menos de 3 km antes da ação. Frios porque, desse modo, as partículas de ar ficam em condições mais estáveis e duradouras. A Continental é uma marca alemã que fornece pneus de boa qualidade por um preço abaixo da média. A marca tem linhas de pneus para passeio e para carros esportivos, além de contar com uma linha para aqueles que utilizam pneu de uso misto.

A borracha é o material principal na composição dos pneus por sua resistência ao desgaste e excelente aderência, mesmo em superfícies molhadas. Os pneus são componentes essenciais para o bom desempenho e segurança do seu veículo, mas você sabia que eles escondem diversas curiosidades interessantes? Conhecer mais sobre os pneus pode ajudá-lo a fazer escolhas melhores e garantir uma condução mais segura.

As dimensões de um pneu são normatizadas, uma vez que estes influenciam no tamanho das caixas de rodas do veículo, que devem comportar a roda, bem como permitir seu total esterçamento. Os requisitos de segurança dos pneus visão garantir a maior resistência possível contra furos e vazamentos de ar. Entretanto, para que isso seja possível é necessário um alto nível de engenharia, principalmente devido ao fato de que o pneu não é fabricado com apenas um tipo de borracha. A superfície de contato do pneu com a pista é o ponto no qual o atrito entre estas superfícies promovem as forças necessárias para o veículo ser plenamente operável.

Mais economia em pneus e combustível para a sua frota em uma única solução

Normalmente, quando o orçamento anda mais curto ou uma emergência surge, é comum que em vez de escolher tipos de pneu novos, os consumidores recorrem a esse reparo. Para te ajudar a entender melhor e também ter uma ideia de média de valores, preparamos as orientações a seguir. Portanto, inspecione bem os pneus e, ao notar esses sinais, substitua-os. Por isso, é recomendável verificar os pneus sempre que fizer o rodízio. Recauchutar, ressulcar (“frisar”) e re-vulcanizar pneus também não são boas ideias.

A grande parte dos modelos de pneus de estrada são projetados com blocos de piso independentes e com sulcos menores (as lamelas) para oferecer um bom desempenho na estrada. Semelhante aos pneus de passio, a maioria desses modelos vem com duas letras escritas ‘M+S’. Infelizmente, não existe um pneu universal que funcione perfeitamente com todos os carros, condições climáticas e aplicações. O objetivo fundamental desta forma de conceber o velocímetro, a segurança do condutor e dos pedestres. O velocímetro deve equivaler às variações do pneu devido ao seu desgaste, derrapagem, variações dimensionais no diâmetro da roda e diferentes perfis dos pneus que o projeto do veículo permite utilizar.

Não há um número exato para substituição; afinal, cada veículo se submete a diferentes trajetos e condições de uso. Portanto, é essencial se atentar aos sinais de desgaste com o passar do tempo. É comum também que haja o desgaste desigual dos pneus, isto é, pneus mais desgastados enquanto outros estão mais novos e é por isso que existem as duas formas de medir o TWI. Alguns fatores podem contribuir para que os pneus se gastem desigualmente, como por exemplo andar com pneus um pouco murchos ou cheios demais. A Goodyear, outra marca de pneus líder de vendas, ganhou fama entre os motoristas que procuram durabilidade. A empresa submete seus pneus a rigorosos testes internos antes de lançar qualquer modelo para os consumidores.

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Profundidade da banda de rodagem e o TWI

Todos esses fatores são capazes de alterar a informação do velocímetro para valores abaixo da velocidade real do veículo, sendo então mais um motivo para os velocímetros serem configurados para mostrar um valor maior. A terceira e última etapa, é o momento no qual o pneu consegue escoar e empurrar toda a água a sua frente, de forma que consegue contato com a superfície da pista, e não com a película de água. Essa é a chamada zona de contato (3), ponto no qual a banda de rodagem está em contato com a pista, mas sem a película de água. A resposta do veículo quando conduzido sobre pista molhada muda drasticamente, isso ocorre pois os mecanismos de adesão e histerese possuem suas proporções invertidas. Enquanto em superfícies secas prevalece a adesão, nas superfícies molhadas a histerese é o mecanismo mais atuante. Portanto, um pneu com alta histerese, ou seja, mais macio, teria um melhor desempenho na chuva.