Quais as vantagens e desvantagens do whatsapp?

É fato que vivemos em um mundo cada vez mais veloz, no qual cada segundo é precioso em função da enorme demanda pessoal e profissional que precisamos cumprir no nosso cotidiano. Outros negócios já usam o WhatsApp Business em sua rotina e puderam conferir os pontos positivos e negativos do serviço. Alguns negócios brasileiros já adotaram a solução, disponível apenas para Androidaté agora (veja outros requerimentos mais específicos para usar o app). O Site EXAME conversou com alguns desses empreendimentos para saber como eles usam o app e que benefícios perceberam. Na visão do especialista, ao contrário do que muitos pensam, o WhatsApp não é o causador das fake news, mas passou a ser um grande propagador delas.

Elaborar um plano de mídia sem contemplar postagens no Facebook, YouTube, Instagram, Twitter ou WhatsApp é algo inconcebível para profissionais de agência que atuam nas áreas de mídia, conteúdo e social. Respeite os horários – Desde que o Home Office se tornou uma realidade definitiva para muitos profissionais, o que mais ouvimos são reclamações em relação aos horários em que as mensagens de trabalho são enviadas. Se você é gestora , não se esqueça de que sua colaboradora tem vida pessoal, e que isso precisa ser respeitado. Antes de enviar uma mensagem muito tarde ou cedo demais, avalie se existe realmente essa urgência ou se pode ser enviada no dia seguinte, ou um pouco mais tarde. Você pode estar agilizando a sua vida, mas gerando ansiedade e desconforto na outra pessoa.

Mas além disso, elas podem ser a melhor maneira de obter respostas rápidas do seu público. O WhatsApp Business API, então, é um importante aliado ao permitir mensurar, analisar e obter estatísticas do atendimento, por meio de relatórios. Ter esses dados possibilita propor melhorias, que poderão afetar positivamente outros benefícios já citados, como experiência do usuário e escalabilidade. Uma marca que identifica que seu público usa o WhatsApp frequentemente para se comunicar e busca se inserir no canal, já está saindo na frente dos concorrentes ao se aproximar dos seus clientes. O WhatsApp Business em si já traz benefícios para as empresas a partir do momento em que oferece facilidades como a inserção do catálogo de produtos e serviços.

Pontos positivos e negativos do WhatsApp?

Pense sempre na qualidade das mensagens e no quanto elas de fato são interessantes aos usuários. Isso porque o WhatsApp Business se dá o direito de restringir ou remover seu da plataforma caso tenha muitos feedbacks negativos vindos dos seus usuários. Por esse motivo, o primeiro passo é ter uma ferramenta que gerencie esses contatos seguindo as regras da LGPD. Colocar um link na sua assinatura de email é uma ação rápida e fácil de fazer, e ainda vai ajudar o seu público a encontrar um novo canal de contato através do seu WhatsApp. As estratégias de Marketing Digital são caracterizadas pela continuidade do relacionamento da empresa com os seus contatos.

Para além da conversa: como usar apps de mensagens para se divertir

Todas elas estão presentes na App Store do RD Station, que lista uma série de soluções e aplicativos para ajudar sua empresa a crescer e que ainda possuem integração com o RD Station Marketing. Manter a atenção do seu público em toda a jornada de compra, aumentando suas taxas de conversão. Com isso, basta ativar o botão do WhatsApp diretamente no sites ou em páginas de sua escolha, definir as informações que deseja extrair do seu Lead e pronto! Você pesquisa as diferentes marcas e modelos disponíveis, checa os comentários no Google e no YouTube, avalia os diferentes preços e seleciona as possíveis lojas para comprar seu produto online.

Lembre-se de utilizar mensagens compatíveis com a sua marca e que agilizem o fluxo de atendimento. Utilizado como uma vitrine, a criação de um catálogo diretamente na conta business, permite a adição de fotos, descrições, links e preços dos produtos. Download do WhatsApp Atualmente, pessoas e empresas que não se posicionam no digital, podem passar despercebidos e perder oportunidades para interagir e vender para novos públicos. Existem muitas maneiras de usar imagens para falar mais do que as palavras.

Apesar de ser considerado prático para muitas pessoas, outras não gostam de receber áudios, especialmente se estiverem no trabalho. Claro que existem momentos em que essa ferramenta nos ajuda; mas, antes de enviar, pense no outro e não apenas em você. Se for inevitável enviá-las, seja objetivo, evite divagações e áudios longos, quase um podcast, ou vários picados.

Por que devo usar o WhatsApp Business para o meu negócio?

Como já vimos, a rede de contatos e o volume de pessoas que utilizam o WhatsApp é a grande força que qualquer empresa pode contar como benefício. Mas melhor ainda é poder contar com o seu público para compartilhar seus conteúdos pelo WhatsApp. Você pode seguir a mesma linha de outros canais e desenvolver uma sequência de mensagens personalizadas, enviadas a cada dia para os contatos. No fim dessa série de contatos em que gerou valor e entregou informações relevantes, você pode incentivar seu público a entrar em contato para conhecer suas soluções. A funcionalidade Botão de WhatsApp do RD Station Marketing permite incluir um ícone da rede social de uma maneira bem simples.

Os dados comprovam: WhatsApp é um dos aplicativos mais usados no Brasil e no mundo

Pacientes que marcam consultas e não comparecem, sem avisar com antecedência,causam prejuízo e desorganização na agenda do médico. O problema é que isso ocorre, muitas vezes, porque ele simplesmente esqueceu o compromisso ou mesmo não se lembrou de ligar para desmarcá-lo. Assim,adotar o WhatsApp para agendar consultas está se tornando frequente em consultórios médicos. Graças àrapidez da troca de mensagens, em poucos minutos, o compromisso é confirmado e tanto o recepcionista quanto o paciente podem seguir com seus afazeres. Modernizar o consultório médico e incluir novas tecnologias nas rotinas administrativas e no relacionamento com o paciente já é uma tendência no segmento.